sábado, 1 de abril de 2023

Santa Marcela de Chauriat, Virgem – 1° de abril

Foi por volta do ano 825, sob o episcopado de São Stable, 39º bispo de Clermont, que viveu em Chauriat, perto de Billom, uma santa menina, chamada Marcela, que se santificou fiando sua roca e cuidando de seu rebanho.     O documento mais antigo que menciona Santa Marcela é um texto do século XI, no qual o bispo Estêvão III de Clermont doou três igrejas ao Mosteiro de Sauxillanges. Duas das igrejas em questão eram as de Chauriat: uma dedicada à Virgem Maria e a outra erguida em homenagem a Santa Marcela. Santa Marcela nasceu em Chauriat, na família Espirat, por volta do ano 820, sob o pontificado do Papa João VIII. Seus pais eram agricultores e era a ela que confiavam o cuidado de seu rebanho, que ela frequentemente levava para pastar em uma montanha chamada Puy-de-Mur.    Um dia, enquanto rezava à Santíssima Virgem, ajoelhada ao pé de uma rocha, para preservar sua aldeia de uma febre perniciosa que assolava a região, ela sucumbiu ao cansaço e um sono profundo se apoderou dela. Durante esse estado, ela teve uma visão na qual foi informada de que a Mãe de Deus a havia atendido.

    Quando acordou, ela viu que o seu fuso havia caído e estava preso em uma rocha e que uma fonte brotava dela; a seus pés ela viu uma bela fonte de água que havia jorrado. Ela entendeu que devia haver o remédio nela. Com efeito, esta água tinha a virtude de curar a febre de todos os que a acometiam. Esta água milagrosa curou todos os doentes que vieram beber dela.
     Marcela ficou tão impressionada com este milagre, que se dedicou inteiramente a Deus e se tornou um modelo de santidade e virtudes; decidiu consagrar sua virgindade a Deus e tomou a resolução de levar uma vida solitária.
     Os monges beneditinos construíram em Chauriat, em 976, uma igreja em sua homenagem, com o nome de Santa Marcela.
     Uma Capela foi erguida perto do local onde ocorreu o milagre, em homenagem a Santa Marcela. O edifício atual data do início do século XIX e está localizado no território de Vertaizon, no limite municipal.
     Desde o ano mil, Santa Marcela sempre foi objeto de culto local. A Capela Chauriat, embora tenha caído em ruínas durante a Revolução Francesa, foi reconstruída em 1816. Até o século XX foi destino de muitas romarias, que aconteciam no dia 1º de abril, data de sua festa.
     Em períodos posteriores, outras romarias aconteceram na segunda-feira após a Páscoa e no domingo seguinte a 5 de julho.
   Santa Marcela é a padroeira de 4 paróquias de Auvergne: Chauriat, Mezel, Vertaizon e Dallet.
Chauriat
     Chauriat pode ser justamente homenageada por um passado de prestígio. Existiam três igrejas anteriores ao século X: a Igreja de São Pedro, que agora desapareceu e que ocuparia o local da atual Igreja de São Juliano; a Igreja de Santa Maria, remodelada no século XII, mas que ainda conserva partes carolíngias; a Capela Santa Marcela dedicada a jovem pastora de Chauriat que, segundo a tradição popular, descobriu uma fonte milagrosa.
     Foi o rei Carlos VII quem pediu a Gilbert de la Fayette, um de seus conselheiros, a fortificação da cidade. Ainda existem vestígios destas antigas muralhas. Quatro portões deveriam ser abertos nas fortificações; os habitantes tinham o direito de pescar nas valas. Após a Revolução de 1789, a propriedade do clero foi vendida como "propriedade nacional" e a igreja paroquial de Sta. Maria foi vendida ao convencional Rudel du Miral e transformada em celeiro e depois em adega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário