quarta-feira, 26 de abril de 2023

26 de abril - Nossa Senhora do Bom Conselho

Em todo o mundo, Igrejas Agostinianas são agraciadas com a devoção de Maria, Nossa Mãe do Bom Conselho. A agradável imagem de Jesus nos braços de sua Mãe tem sua origem em 1467 na Igreja Agostiniana em Genazzano, na Itália. Peregrinos de todo o mundo visitam e veneram Nossa Senhora do Bom Conselho. Entre eles, muitas pessoas santas. Durante séculos muitos Papas honraram o santuário, inclusive os Papas João XXIII e João Paulo II. Antes deles, o Papa Leão XIII, devoto da Imagem, acrescentou a invocação Mãe do Bom Conselho, rogai por nós na Litania de Loreto. No século IV o Papa São Marcos mandou construir uma igreja em Genazzano, não muito distante das ruínas de um antigo templo pagão, que foi dedicado a Nossa Senhora do Bom Conselho. Em vista do amor que as pessoas de Genazzano participavam das festas e celebrações, o Papa declarou o dia 25 de abril como o dia da celebração cristã em honra à Mãe do Bom Conselho. Através dos séculos, Nossa Senhora foi honrada de maneira especial na pequena igreja na colina, que passou a ficar sob a responsabilidade dos freis da Ordem de Santo Agostinho a partir de 1356. Como o tempo é implacável, a igreja passou a necessitar de reformas sérias. Petruccia, uma cristã do povoado, se sentiu inspirada em reconstruí-la. Desejando que fosse mais bonita e maior, apesar das dificuldades, sabia que Nossa Senhora havia inspirado tal intenção. Anos mais tarde, durante uma festa no povoado, no dia 25 de abril de 1467, muitas pessoas estavam reunidas na praça festejando, cantando e dançando. Durante as festas, alguém viu uma nuvem passando no claro céu azul. Toda a atenção foi posta na nuvem que se aproximava cada vez mais, até que finalmente se deteve em uma das paredes da igreja que ainda estava em reforma. A nuvem se abriu gradualmente e em seu meio apareceu uma pintura de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Os sinos do povoado começaram a tocar sem ajuda de mãos humanas. Ao presenciar tal milagre, Petruccia foi correndo ao templo para se ajoelhar diante da pintura. Ninguém conhecia a procedência da pintura e nem sequer a tinham visto antes. Muito embora a pintura fosse um afresco muito de espessura fina, a imagem se manteve em pé encima de um suporte. A tradição diz que a pintura milagrosa permaneceu assim por centenas de anos, mesmo depois de a Igreja ter sido quase toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial. De imediato uma chuva de graças e curas milagrosas começaram a acontecer. Dois estrangeiros procedentes de Scutari, na Albânia, chegaram a Genazzano procurando a pintura da Virgem. 
Eles contaram seu testemunho: Quando compreenderam que não poderiam mais resistir ao ataque dos turcos, pediram conselho à Virgem para manter a fé diante de circunstâncias tão adversas. Naquela mesma noite, diante do assombro deles, a imagem da Virgem se desprendeu da parede e elevou-se aos céus iniciando sua viagem lenta em direção ao oeste. Foi assim que eles puderam seguir a imagem, cruzando o mar Adriático até chegar a Genazzano. Eles decidiram ficar por ali mesmo para poder viver perto de sua Senhora.
Quando o Santo Padre ficou sabendo da pintura e de seus milagres, mandou dois bispos examinar e estudar os acontecimentos extraordinários. Depois de uma criteriosa investigação, o Papa e seus comissários se convenceram de que a pintura era verdadeiramente Nossa Senhora do Bom Conselho, a mesma que havia sido venerada por séculos em Scutari. O espaço vazio com as dimensões exatas onde havia estado a pintura na igreja da Albânia era evidente aos olhos de todos. A imagem havia sido pintada sobre o gesso da parede. Nenhuma habilidade humana poderia ter tirado, com êxito, a pintura da parede sem danificá-la. Nenhuma mão humana poderia ter trazido a pintura através do mar Adriático e colocá-la na parede da igreja de Genazzano sem quebrá-la. Naturalmente, a igreja foi terminada. Houve tantas doações e foi oferecida tanta ajuda que ela acabou se convertendo numa belíssima basílica. A pintura foi colocada em um relicário maravilhoso com um marco de ouro adornado com pedras preciosas. Mais tarde, duas coroas de ouro foram enviados pelo Vaticano e foram colocadas nas cabeças da Mãe e do Filho. No dia 26 de abril de 1965 a igreja foi inaugurada novamente, depois de ser restaurada dos estragos provocados pela Segunda Guerra Mundial. A Ordem Agostiniana é responsável pela igreja desde que lhe foi recomendada em 1356. A reprodução em mosaico da pintura original está rodeada por santos, santas e fiéis conhecidos pela sua devoção à Mãe do Bom Conselho: Santa Rita de Cássia (monja agostiniana), o Beato Stephen Bellesini (pastor do Santuário de Genazzano), Santo Agostinho (inspirador e fundador da Ordem Religiosa), o Papa Leão XIII (devoto de Maria sob o título de Mãe do Bom Conselho) e Petruccia dei Nocera (benfeitora do Santuário de Genazzano). O altar é de mármore Botticino e a parte frontal apresenta vários símbolos agostinianos. Do lado direito do altar está uma imagem - em forma de estátua - de tamanho natural da Nossa Mãe do Bom Conselho. 
Oração: 
Senhor, vós sabeis que os pensamentos dos homens são inseguros e frágeis; por Maria, na qual se encarnou vosso Filho, enviai-nos o dom de vosso conselho, que nos leve a conhecer o que é de vosso agrado e nos dirija em nossos trabalhos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário