domingo, 30 de abril de 2023

SÃO QUIRINO, MÁRTIR, NA VIA ÁPIA

No século III, os mártires romanos Alexandre, Evêncio e Teódulo, presos por ordem de Tibério, foram confiados ao tribuno romano, Quirino. Este, porém, impressionado pelos seus milagres, se converteu e foi batizado com a sua filha, Balbina. Por isso, também sofreu o martírio, por causa da sua fé.
Foi um tribuno romano a quem foram confiados os mártires Alexandre, Eventius e Teódulo, presos por ordem do imperador Trajano (53-117); converteu-se depois de ver os milagres que realizaram e foi batizado junto com sua filha Balbina, mais tarde sofreu o martírio, sendo decapitado em 30 de março de um ano no início do século III; seu corpo foi enterrado no cemitério de Praetextatus, na Via Ápia. Uma epígrafe funerária do século V encontrada no cemitério, leva seu nome. As relíquias do santo tribuno mártir tinham uma história separada, assim como as de muitos mártires das catacumbas romanas, que foram enviados para mosteiros e igrejas famosas em toda a Europa. De acordo com um documento elaborado em Colônia em 1485, seu corpo foi doado em 1050 pelo papa Leão IX a uma abadessa chamada Gepa, que os transferiu para Neuss, no Reno, na Alemanha. Ainda hoje as relíquias são veneradas na catedral de San Quirino (1206) desta cidade. Seu culto atingiu seu auge em 1471, durante o cerco que Neuss sofreu; desta cidade o culto se espalhou por toda a Alemanha, especialmente em Colônia, Bélgica e Itália. (Futuro) 
Martirológio Romano: Em Roma, no cemitério de Praetextatus, na Via Ápia, São Quirino, mártir, que, como tribuno, coroou seu testemunho de fé com o martírio. A partir de 30 de abril, o 'Martyrologium Romanum' informa "Item Romae in coemetério Praetextáti via Appia, sancti Quirini mártyris, qui tribúnus confessiónem fídei martyrio coronávit". É um tribuno romano a quem foram confiados os mártires Alexandre, Eventius e Teódulo, presos por ordem do imperador Trajano (53-117); converteu-se depois de ver os milagres que realizaram e foi batizado junto com sua filha Balbina, mais tarde sofreu o martírio, sendo decapitado em 30 de março de um ano do início do século III; seu corpo foi enterrado no cemitério de Praetextatus, na Via Ápia. Uma epígrafe funerária do século V encontrada no cemitério, leva seu nome, bem como ele é lembrado entre os sepultados da "spelonca magna" do cemitério de Praetextatus pelos "Itinerários" do século VII. Devido a alguns erros cometidos pelo Martirológio Hieronímico e transmitidos em "Martirológios" subsequentes, a sua celebração tornou-se flutuante entre 30 de março e 30 de abril (esta última data fixada na edição de hoje do "Martirológio Romano" a que devemos aderir). As relíquias do santo tribuno mártir tinham uma história separada, assim como as de muitos mártires das catacumbas romanas, que foram enviados para mosteiros e igrejas famosas em toda a Europa. De acordo com um documento elaborado em Colônia em 1485, seu corpo foi doado em 1050 pelo papa Leão IX a uma abadessa chamada Gepa (que se diz irmã do papa), que os transferiu para Neuss, no Reno, na Alemanha. Ainda hoje as relíquias são veneradas na catedral de S. Quirino (1206) desta cidade, onde é venerado como padroeiro principal nos dias 30 de março e 30 de abril. Seu culto atingiu seu auge em 1471, durante o cerco que Neuss sofreu; desta cidade o culto se espalhou por toda a Alemanha, especialmente em Colônia, Bélgica e Itália, onde ele é o santo padroeiro de Correggio. Poços, fontes de água e um passeio especial "Quirino Ritt" são nomeados em sua homenagem; é invocada contra a peste, a varíola, a gota; protege os animais. Na arte ele é representado como um cavaleiro com lança, espada, falcão e um escudo de nove pontas, aludindo ao brasão de armas da cidade de Neuss. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário