sexta-feira, 28 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA 28 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 6,52-59. 
Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?». E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João-Maria Vianney
(1786-1859)
Presbítero, Cura de Ars 
Sermão para a Festa-Deus 
O prodígio do amor de Deus 
Meus irmãos, se considerarmos tudo aquilo que Deus fez -- o céu e a Terra, a bela ordem que reina neste vasto Universo --, tudo nos anuncia um poder infinito que tudo criou, uma sabedoria admirável que tudo governa, uma bondade suprema que provê a tudo com a mesma facilidade que teria se se ocupasse de um único ser; tantos prodígios não podem deixar de nos encher de espanto e admiração. Se, porém, falarmos do adorável sacramento da eucaristia, podemos dizer que é o prodígio do amor de um Deus por nós; é aqui que o seu poder, a sua graça e a sua beleza brilham de maneira verdadeiramente extraordinária. Podemos dizer com verdade que este é o pão descido do Céu, o pão dos anjos, que nos foi dado para alimento da nossa alma. Este é o pão dos fortes, que nos consola e nos aplana as dores. Este é verdadeiramente o pão dos peregrinos; digamos mais, meus irmãos, ele é a chave que nos abre a porta do Céu. «Quem Me receber, terá a vida eterna», diz o Senhor, «e quem não Me receber, morrerá. Quem recorrer a este banquete sagrado fará nascer em si uma corrente que jorrará para a vida eterna» (cf Jo 6,53-54).

Nenhum comentário:

Postar um comentário