domingo, 30 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA 30 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 10,1-10. 
Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente; e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena (1347-1380)
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
Sobre a obediência, cap. I-II, nn. 154-155 
O porteiro do Céu
Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe: Quem não obedecer não pode entrar na vida eterna. Sem a obediência, ficará de fora; a obediência é a chave com a qual foi aberta a porta que tinha sido fechada pela desobediência de Adão. Levado pela minha bondade infinita, não podendo conceber que o homem que Eu tanto amava não tivesse como seu fim último o regresso a Mim, tomei a chave da obediência e pu-la nas mãos do doce Verbo de amor, minha verdade, que coloquei como porteiro do Céu. É Ele que abre essa porta. Sem esta chave e este porteiro, ninguém pode entrar. Foi isso que Ele vos ensinou no seu evangelho quando vos disse que ninguém pode vir a Mim, o Pai, a não ser por Ele (cf Jo 14,6). Quando deixou a companhia dos homens para regressar para junto de Mim, subindo ao Céu, deixou-vos esta chave preciosa que é a obediência. Já te disse que é uma chave que abre o Céu, e que Ele confiou às mãos do seu vigário. Este vigário entrega-a a cada um de vós quando, na receção do batismo, vos comprometeis a renunciar ao demónio, ao mundo, às suas pompas e aos seus prazeres. Por esta promessa de submissão, recebeis a chave da obediência, possuindo-a cada um de vós para seu uso próprio, a mesma chave que o meu Verbo utilizou. Se o homem não se deixar guiar pela luz da fé e a mão do amor para abrir a porta do Céu com esta chave, não poderá entrar, apesar de o meu Verbo já ter aberto a porta. Criei-vos sem vós, mas não vos salvarei sem vós. Tendes, pois, de ter esta chave na mão; não podeis ficar sentados, tendes de andar. Adiante, pelo caminho aberto pela minha verdade! Erguei-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário