quinta-feira, 27 de abril de 2023

São Pedro Canísio, Presbítero, Doutor da Igreja (+1597), 27 de Abril

Pedro Canísio (1521-1597) é conhecido como o segundo apóstolo da Alemanha. É Doutor da Igreja. Seu nome original é Pieter Kanijs. Foi um teólogo jesuíta nascido nos Países Baixos (Holanda). Foi chamado de "Martelo dos hereges" pela clareza e eloqüência com que atacava a posição dos protestantes, está entre os iniciadores da imprensa católica. Ainda na luta pela defesa da Igreja Católica, aconselhava: “Não firam, não humilhem, mas defendam a religião com toda a alma.” São Pedro Canísio é considerado o iniciador da imprensa católica e o primeiro a formar parte do "exército" dos jesuítas. Foi o segundo apóstolo mais importante na evangelização da Alemanha na fé católica, sendo que o primeiro foi São Bonifácio.
Origens 
Pedro Canísio nasceu no dia 8 de maio de 1521, onde situava-se o ducado de Geldern, hoje, Holanda. Diferente dos outros garotos, buscava os livros de oração ao invés das brincadeiras. Aos doze anos reunia crianças para ensinar a elas trechos da Bíblia e do catecismo da Igreja. Muito aplicado aos estudos, quando completou quinze anos foi enviado por seu pai à cidade de Colônia para estudar. Com apenas dezenove anos, ele concluía o doutorado em filosofia. Doutor na ciência e na fé 
Pedro Canísio, em seu tempo de estudos, não se limitou a aprender somente as ciências deste mundo. Como teve um mestre vivamente católico, ele também se aprofundou na Doutrina de Jesus Cristo. Isso o levou ao despertar da vocação religiosa que já se percebia desde sua infância. 
Recusa um casamento
Logo depois da formatura de Pedro Canísio, seus pais trataram de arranjar para ele um bom casamento, como era costume na época. Neste casamento estava embutido um bom futuro financeiro para a família. Porém, Pedro Canísio, ouvindo a voz de seu coração, recusou a proposta. E, além de recusar, fez um voto eterno de castidade. Depois disso, mudou-se para Mainz com a finalidade de se dedicar somente aos estudos da religião. 
Um dos primeiros jesuítas 
Em Mains, Pedro Canísio era orientado por um padre chamado Faber. Este era um discípulo famoso do futuro Santo Inácio de Loyola. Padre Faber teve influência direta na vocação de Pedro Canísio. Tanto que, em 1543 Pedro ingressou na Companhia de Jesus, então, recém fundada. Três anos mais tarde ele era ordenado padre jesuíta. Logo, recebeu a missão de retornar para a cidade de Colônia, onde deveria fundar uma nova Casa para a Ordem. 
Lutando contra a divisão 
Em Colônia, a divisão do protestantismo dividia a Igreja. São Pedro Canísio lutou bravamente contra tal cisma. Assumiu o cargo de professor de teologia e passou a ser respeitado até mesmo pelo imperador. Por seus argumentos teológicos conseguiu que o arcebispo local, que era abertamente a favor do protestantismo, fosse afastado. Depois, tomou parte no famoso Concílio de Trento, como representante do Cardeal Oto de Augsburg. Combateu o cisma protestante igualmente nas cidades de Messina e Roma, onde dava aulas de teologia. Depois, foi enviado à cidade de Viena, na Áustria, onde o cisma protestante causava grandes danos. 
Luta incansável 
Essa época foi uma das que São Pedro Canísio mais produziu. Escreveu inúmeras obras literárias. Escreveu um catecismo que teve sua primeira publicação em 1554. Esta obra teve mais de duzentas edições ao redor do mundo, sendo traduzido em quinze línguas. Fundou colégios católicos em várias cidades importantes como Praga, Viena, Baviera, Innsbruck, Colônia e Dillingen. Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas, nomeou-o provincial da Ordem para a Áustria e a Alemanha. Mesmo acumulando a função de provincial, São Pedro Canísio pregou em Friburg, Strasburg e até mesmo na Polônia. Em todos esses lugares, instruía, ensinava e denunciava os seguidores de Lutero, gerador do protestantismo. São Pedro Canísio foi um dos maiores obstáculos à propagação do cisma protestante. Graças a ele, a maior parte da Alemanha se manteve fiel à Igreja Católica. 
Morte 
São Pedro Canísio conquistou a admiração de Papas e governantes. Era muito respeitado por ser o primeiro jesuíta alemão e por toda a grande obra que desenvolveu. Ele faleceu no dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburg, que fica na atual Suíça. São Pedro Canísio faleceu no mesmo ano em que São José de Anchieta, outro grande jesuíta, também entregou sua alma a Deus. São Pedro Canísio completou cinqüenta e quatro anos de total dedicação à Ordem Jesuíta e à Igreja. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Pio XI, no ano 1925. Na ocasião, recebeu o título de Doutor da Igreja. 
Oração a São Pedro Canísio 
“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Pedro Canísio, rogai por nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário