terça-feira, 25 de abril de 2023

Mario Borzaga abençoado sacerdote e mártir 25 de Abril e 4 de Setembro

Beatos Mário Borzaga e Paolo Thao Shiong

(*)Trento, 27 de agosto de 1932 
(+)Kiucatian, Luang Prabang, Laos, 25 de abril de 1960 
Mario Borzaga, nascido em Trento em 27 de agosto de 1932, depois de iniciar sua formação para o sacerdócio no seminário diocesano, entrou para os Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Em 1957 partiu para o Laos, juntamente com outros confrades, os primeiros a desembarcar naquele país asiático. Percorreu as aldeias visitando os doentes e distribuindo o seu sorriso por toda a parte: ser um homem feliz na sua conformação a Cristo Crucificado era a sua vocação mais íntima. Em 25 de abril de 1960, juntamente com o catequista leigo Paul ThojXyooj, ele partiu para visitar outras aldeias no norte do Laos, cujos habitantes desejavam aprender mais sobre o Evangelho. Desde então, não houve notícias deles, até que se descobriu que eles haviam sido mortos por alguns guerrilheiros do Pathet Lao, contrários à presença de missionários estrangeiros. Padre Mario tinha vinte e sete anos, enquanto Paolo tinha dezenove anos. O julgamento do martírio teve lugar na diocese de Trento de 2006 a 2008. Em 5 de maio de 2015, o Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto pelo qual sua morte foi reconhecida por ódio à fé. Sua beatificação, juntamente com a de outros 15 mártires do Laos, foi marcada para 11 de dezembro de 2016 em Vientiane, Laos. Depois do padre Mário Vergara, outro missionário é elevado à glória dos altares, "puxando" atrás do catequista com quem partilhou o martírio. Este é o padre Mario Borzaga, cujo martírio o Papa Francisco reconheceu oficialmente em 5 de maio de 2015. Nasceu em Trento, em 1932, o terceiro de quatro filhos de uma família modesta, que guardava como tesouro a sua vocação sacerdotal, que logo se juntou à vocação missionária, realizada entre os Oblatos de Maria. Em 24 de fevereiro de 1957, Mário foi ordenado sacerdote, fazendo a intenção de nunca ser "um parasita do altar", enquanto em seu diário ele observa: "Cristo que me escolheu é o mesmo que deu vida e força aos mártires e virgens: eram pessoas como eu, feitas de nada e fraqueza. Eu também fui escolhido para o martírio". Exprimiu aos seus superiores o desejo de partir para o Laos, onde lhe pareceu que poderia ser melhor missionário "ad gentes" e ficou satisfeito. Ele chega lá no final do mesmo ano e os dias da missão são meticulosamente narrados no seu "Diário de um homem feliz", que expressa no título toda a sua alegria de estar lá onde ele pensa que o Senhor o chama, mas nas entrelinhas esconde todo o esforço de sua descida à nova cultura, de aprender sua língua e costumes, para se adaptar ao clima, para ser tudo para todos. "Então você começa uma missão, o programa do dia é obedecer e aprender, aprender tudo de todos; aprender a língua, os costumes; aprender a pescar, a caminhar na floresta, a reconhecer os sons e os rastros dos animais, a aprender a técnica da madeira, das máquinas, dos motores", descobrindo todos os dias como é difícil "aprender com os pais, irmãos, trabalhadores, meninos, acontecimentos, situações, aprender em silêncio de todos, especialmente acreditar, sofrer, amar". Ele sofre de solidão e dificuldade em se comunicar com os nativos, tem medo do clima político e reclama de "ter sonhado com mil aventuras e um glorioso caminho para a santidade apenas para se encontrar afogado em um buraco de missão e ter medo de torcer o nariz". Ele testemunhou a efervescência política no Laos, os massacres de cristãos, a guerra de guerrilhas que está se espalhando, ele é repetidamente forçado a fugir e se esconder; Ele escreve: "Só você. ó Jesus, tu sabes quantos mais passos daremos no mundo." Às vezes ele percebe que é "assaltado pelo medo de morrer, de enlouquecer, de ser abandonado por Deus; depois respiro com dificuldade, ouço tudo a saltar; Mas não é nada. Jesus me ama igualmente e eu O amo". Ele deve viver com esta situação difícil, aceitar o seu medo de cometer erros na administração de medicamentos, trabalhar até o ponto de se esgotar ao lado dos nativos para dar-lhes o exemplo de como e por que eles funcionam, mas no final prevalece sua fé serena e madura: "... não há mais para ter medo, nem para reclamar: Deus me colocou aqui e aqui estou". Com esta fé provada pelo sofrimento, ele pode exclamar: «Quero formar uma fé e um amor profundo e granítico, caso contrário não posso ser um mártir: a fé e o amor são indispensáveis. Não há mais nada a fazer a não ser acreditar e amar." Muito ativo nessas missões é Paolo Thao Shiong, um catequista ainda não com vinte anos de idade, dotado de um carisma excepcional e muito seguido pela população, um verdadeiro "enfant-prodige" de catequese, um pouco desagradável para aqueles que o invejam pelos resultados que obtém. Eles habilmente conseguem enviá-lo para a crise e fazê-lo interromper sua intensa atividade catequética, mas não para separá-lo completamente da missão, com a qual ele ainda colabora ocasionalmente, especialmente quando seu pai Mario está lá. Então, quando ele tem que chegar a algumas aldeias remotas, o catequista Paulo se oferece de bom grado para acompanhá-lo. Eles partiram em 25 de abril de 1960 e nunca mais voltarão dessa viagem. Primeiras vozes sussurradas e recentemente também testemunhos juramentados dizem que eles foram mortos em uma emboscada, dirigida a eles por guerrilheiros comunistas; o único alvo tinha que ser seu pai Mario, porque ele era um padre e porque ele era um estrangeiro; ao catequista, como um laociano, é oferecida a oportunidade de escapar, mas ele orgulhosamente responde: "Se você matá-lo, mate-me também. Quando ele estiver morto, eu também morrerei. Ele vive, eu vou viver também". Os seus corpos nunca foram encontrados, por outro lado, verificou-se que a sua morte teve lugar in "odium fidei", e com ela redimiu a sua fragilidade: verdadeiramente, como diziam, "a santidade é um dom de Cristo aos homens feito de nada e de fraqueza". 
Autor: Gianpiero Pettiti 
Uma das fotos mais frequentemente publicadas mostra-o a escrever. O olhar atento sobre o papel, a expressão do rosto para significar concentração e dedicação. O P. Mario Borzaga, missionário Oblatos de Maria Imaculada, que morreu mártir no Laos em maio de 1960, tinha escrito páginas no decurso da sua vida missionária. Mario Borzaga tinha o temperamento e o físico dos montanhistas. Ele nasceu em Trento em 1932, o mais novo de seis filhos, e entrou no seminário em sua cidade. Aos vinte anos juntou-se aos missionários Oblatos de Maria Imaculada, uma congregação francesa fundada por Santo Eugênio de Mazenod em 1816. Então, no final de 57, a partida para a missão do Laos, juntamente com o primeiro grupo de Oblatos italianos. Mário tem a consciência do apóstolo. Quando soube que tinha de partir para o Laos, no Verão de 57 escreveu no seu diário: "Festa da Visitação. Um dos dias mais importantes da minha vida: recebi obediência pelo Laos. Eu irei lá em nome do Senhor. Virgem Imaculada me ajude! Jesus, Jesus, Jesus, eu quero ser um dos vossos: como Pedro, Paulo, Barnabé, Lucas, João, Tiago." Lá aprendeu a língua, a cultura local e a vida missionária. Parece que seu zelo missionário foi verdadeiramente marcante. Mario gostava de estar com as pessoas para aprender tudo sobre elas o mais rápido possível e, assim, ser capaz de anunciar o Evangelho da salvação. Mesmo em Kiu Kacham, no distrito de Luang Prabang, ele faz de tudo para acelerar as coisas. Ensinar catecismo, visitar famílias, acolher os doentes que vieram ao dispensário missionário, estas são as principais ocupações do jovem missionário. Ele estava com pressa, Mario, a pressa de quem sabe que a vida do apóstolo é curta e pesa tudo para o Reino. No final de abril de 1960, ele partiu com Shiong, um jovem catequista do grupo étnico Hmong, para uma visita a algumas aldeias localizadas ao sul da estrada Astrid. Várias vezes ele tinha sido convidado a ir a essas aldeias. Pediram-lhe que conhecesse a fé cristã e fosse ajudado. Mário parte com o desejo de levar o Evangelho de Jesus aos mais pequeninos e, a quem se encontraria, ajuda médica e conforto. É a última decisão de sua vida, na verdade ele nunca mais volta daquela viagem. Quarenta anos depois, ainda não sabemos exatamente o que aconteceu: um ataque, um acidente, um sequestro, uma emboscada. Por p. Mario e seu catequista estão perdidos de rumo. As pessoas dizem que não sabem exatamente o que aconteceu naquele dia de maio. Chegara às aldeias, encontrara-se com as pessoas e os doentes. Então nada mais. Sem vestígios. Outros missionários haviam sido mortos ou ameaçados durante aqueles anos. Além do vazio e da desorientação por sua morte prematura, o P. Mario Borzaga nos deixa um testamento espiritual de grande profundidade. A sua vida confirma sobretudo que a vocação missionária é também o caminho da santidade. Gastar a vida pelos pobres, vivendo o preceito do amor, pode levar à perfeição. Na p. Mario, vemos antes de tudo a virtude da caridade, vivida para com o povo e os companheiros missionários. "Quero formar uma fé e um amor profundo e granítico, – escreveu – não posso de outra forma ser um mártir: a fé e o Amor são indispensáveis. Não há mais nada a fazer a não ser acreditar e amar." E então Mário deixa-nos o compromisso de chegar a todos, de não deixar pedra sobre pedra para que o Evangelho seja anunciado. SpesEu sei, olhando ao nosso redor, parece que o Evangelho é uma recompensa para o bem e não um direito para todos. Mário faz parte desse tipo de cristãos, os mártires, que deram o seu trabalho e tudo de si mesmos pelos outros. A sua morte prematura, envolta em mistério e silêncio, é para nós uma advertência para darmos a vida incondicionalmente pelo Evangelho. O Papa Francisco em 5 de maio de 2015 reconheceu o martírio em ódio à fé do Padre Mario e do catequista Paul Thoj Xyooj. 
Reflexão do Padre Mario Bonzaga
"Compreendi a minha vocação: ser um homem feliz enquanto procurava identificar-me com Cristo crucificado. Quanto mais sofrimento resta, ó Senhor? Só você sabe disso e para mim "fiat voluntas tua" em qualquer momento da minha vida. Se eu quiser ser como a Eucaristia um bom Pão a ser comido pelos irmãos, o seu alimento divino , devo primeiro passar pela morte na cruz. Primeiro o sacrifício, depois a alegria de me distribuir aos irmãos e irmãs do mundo inteiro; se me distribuo sem antes sublimar-me no Sacrifício, dou aos irmãos famintos por Deus, um trapo de homem, um resquício de inferno; se aceito a minha morte em união com a de Jesus, é precisamente Jesus que posso dar com as minhas próprias mãos aos meus irmãos. Não é, portanto, uma renúncia a mim mesmo que devo fazer, mas o fortalecimento de tudo o que pode sofrer em mim, ser sacrificado, sacrificado em favor das almas que Jesus me deu para amar" (17 de novembro de 1956). "Diário de um Homem Feliz" 
Autor: Pasquale Castrilli 
Notas: A diocese de Trento e a Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI) celebram-no no dia 4 de setembro.

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