quarta-feira, 26 de abril de 2023

Beato Ladislau Goral Bispo e mártir 26 de abril

(*)Stoczek, Polônia, 1 de maio de 1898
(+)Sachsenhausen, Alemanha, abril de 1945
Wladyslaw Goral, bispo auxiliar de Lublin, foi vítima dos nazistas em ódio à sua fé cristã. O Papa João Paulo II, em 13 de junho de 1999, elevou-o às honras dos altares com outras 107 vítimas da mesma perseguição. 
Martirológio Romano: No campo de prisioneiros de Sachsenhausen, na Alemanha, o Beato Estanislau Kubista, sacerdote da Sociedade do Verbo Divino e mártir, que, durante a ocupação militar da Polônia em tempo de guerra por um regime inimigo de Deus, exalou seu espírito nesta prisão em meio a torturas atrozes. Juntamente com ele, recordamos o Beato Władysław Goral, bispo auxiliar de Lublin, que no mesmo lugar e durante a mesma perseguição defendeu corajosamente a dignidade humana e a fé, morrendo na prisão de doença num dia desconhecido. 
O Beato Wladyslaw Goral nasceu em 1º de maio de 1898, em Stoczek, Polônia. Depois de frequentar a escola primária em Nasutów, ele continuou seus estudos em Liubliana e Lublin. Em 1916 ingressou no seminário de Lublin; mais tarde, ele aperfeiçoou seus estudos em filosofia em Roma. Na capital italiana, Wladyslaw Goral foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1920. Em 1926 retornou a Lublin, e foi nomeado professor no seminário. Em 10 de agosto de 1938 foi nomeado bispo auxiliar de Lublin e bispo titular de Meloe. Wladyslaw Goral foi consagrado bispo em 9 de outubro de 1938. Com a sua acção pastoral, quem se lembra dele define-o como um «pastor com extraordinária dedicação à Igreja». Wladyslaw Goral era ativo em muitas organizações sociais. Sua paixão era o trabalho pastoral e o trabalho realizado em benefício dos trabalhadores. A fim de formar esses círculos no espírito da tradição católica, ele criou uma série de organizações cristãs, como a União Cristã dos Trabalhadores da República da Polônia, a Universidade Operária Cristã ou a Sociedade de Caridade de Lublin. Por sua iniciativa, a casa para padres aposentados também foi fundada na diocese. Wladyslaw Goral foi preso em 17 de novembro de 1939 pela Gestapo durante a ocupação nazista da Polônia. Com ele foram presos o chanceler, alguns membros da cúria e alguns professores do seminário. Todo o grupo de 13 padres foi levado para a prisão da Gestapo, para ser julgado pelo tribunal em 27 de novembro. Todos foram condenados à morte. Mas a sentença de Wladyslaw Goral foi comutada para prisão perpétua. Em 4 de dezembro de 1940, ele foi transferido para o campo de concentração de Sachsenhausen e trancado em confinamento solitário no bunker de concreto do subcampo de Zellenbau. Condenado à solidão completa, privado da companhia de outros prisioneiros e da possibilidade de receber os sacramentos, ele só podia ler jornais nazistas. Wladyslaw Goral, constantemente abusado e desgastado pela prisão, morreu de fome e doença em um dia não especificado em abril de 1945. Em 16 de abril de 1949, a pedido do Conselho Central da União Polonesa de Ex-Prisioneiros Políticos de Prisioneiros Nazistas e Campos de Concentração, "por méritos no campo do movimento de resistência nos campos, ele foi postumamente premiado com o reconhecimento da Estrela da Ordem da Polônia Devolvida. Wladyslaw Goral foi beatificado em 13 de junho de 1999, em Varsóvia, pelo Papa João Paulo II, que queria elevar à glória dos altares 108 beatos mártires dos anos da Segunda Guerra Mundial. Em 19 de abril de 2004, uma nova paróquia foi dedicada a ele em Lublin. 
Autor: Mauro Bonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário