quarta-feira, 26 de abril de 2023

Beata Alda de Siena, Viúva - 26 de abril

      Alda nasceu em Siena, no dia 28 de fevereiro de 1245, filha do nobre Pedro Francisco Ponzi e de Inês Bulgarini, a quem Deus havia mostrado em sonho que escolhera a criança para Si.      Após ter sido educada e instruída com todo cuidado, foi dada por esposa a um homem “virtutibus ornatissimus” - ornado de virtudes - Bindo Bellanti, do qual, porém, não teve filhos.      Depois da morte prematura do marido, Alda vestiu o hábito da Ordem Terceira dos Humilhados, e se dedicou mais do que anteriormente à penitência em uma pequena propriedade, onde realizou milagres, teve êxtases e visões. Ela teve visões de Jesus realizando as ações registradas nos Evangelhos,  Alda renunciou à sua ermida e foi viver e trabalhar num hospital para cuidar dos doentes. Membros da equipe a consideravam uma fraude e queriam provar que seus êxtases eram falsos. Portanto, enquanto ela estava em êxtase místico, eles a picaram com alfinetes afiados e colocaram velas acesas em suas mãos e pés. Ela não respondeu de forma alguma a essas provocações, só sentindo a dor muito mais tarde, quando saiu do êxtase. Sua paciência e perdão, dizendo apenas "que Deus te perdoe", indicando sua humildade em resposta a esse tratamento, fizeram com que ela acabasse conquistando a equipe.

      O ato de perdão nos conta mais sobre Alda do que todas as suas visões e êxtases podem ser evidências de um toque sobrenatural, mas a misericórdia expressa aos outros é um sinal seguro do amor divino.
     Ela passou os últimos anos de vida no hospital de Santo André, que depois foi chamado de Santo Onofre, totalmente dedicada ao serviço dos pobres, dos enfermos e dos peregrinos.
     Enquanto cuidava dos enfermos, ela realizou várias curas milagrosas, segundo seu biógrafo, em pelo menos três ocasiões: bastava fazer o sinal da cruz sobre o enfermo para curar imediatamente o mal. Alda realizou suas obras de caridade diariamente até sua morte.
Humilhados velando diante das casas
     
     Alda morreu no dia 26 de abril de 1309 e foi sepultada na igreja de São Tomás, em Siena, pertencente aos Humilhados. Em 1489 seus ossos foram retirados da terra e colocados em uma parede ao lado de altar, de onde foram transferidos em 1583.
     O seu culto, em Siena e em outras cidades, teve muita difusão na Ordem dos Humilhados. Esta Ordem foi um dos muitos movimentos espirituais que surgiram em contraste aos costumes relaxados e à riqueza frequentemente ostentada pelo clero, defendendo um retorno a uma vida mais austera, frugal. Era de origem espontânea e difundida no norte da Itália, em particular Milão e Como. Ao movimento em Siena esteve próxima Santa Catarina de Siena. Inicialmente condenados como hereges, eles foram reintegrados, mas cerca de quatro séculos depois a Ordem foi supressa.  
Etimologia: Alda = extremamente bela, do céltico.
 
Fonte: https://www.santiebeati.it/dettaglio/50950

Nenhum comentário:

Postar um comentário