sábado, 22 de abril de 2023

SANTO AGAPITO I, PAPA

Agapito, Papa por quase um ano, foi enviado pelo rei dos Godos a Constantinopla para dissuadir o imperador Justiniano de retomar a Itália. A missão faliu, mas, em compensação, o Pontífice conseguiu uma nova derrota da heresia monofisista. Santo Agapito faleceu no caminho de volta a Roma, em 536.
(Papa de 13/05/535 a 22/04/536) 
Ele foi eleito Papa em 13 de maio de 535, mas seu pontificado durou pouco mais de onze meses. Um período durante o qual o imperador oriental Justiniano conseguiu conquistar a parte restante do Oriente Médio e grande parte do nordeste da África, já um reino dos godos. Então ele enviou seu general Belisário para a Itália: desembarcado na Sicília, dirigiu suas tropas para Nápoles e de lá se preparou para lançar o ataque final a Roma. O príncipe ostrogodo Teodato, no entanto, conseguiu forçar o papa Agapito, usando o imperial "longa manus", a empreender uma dura viagem a Bizâncio, a fim de convencer o imperador a desistir de sua empreitada. Chegando a Constantinopla, Agapito foi recebido com todas as honras, mas não pôde fazer Justiniano desistir das intenções de reconquistar a península itálica. Por outro lado, no entanto, Agapito desferiu um duro golpe na heresia monofisita, conseguindo remover o patriarca Anthimus e instalar o patriarca Menas. Depois do cansaço da viagem, o Papa ficou gravemente doente. Ele morreu em 22 de abril de 536. (Avv.) 
Etimologia: Agapito = amável, do grego 
Martirológio Romano: Em Constantinopla, o aniversário da morte de Santo Agapito I, papa, que trabalhou firmemente para garantir que o bispo de Roma fosse livremente eleito pelo clero de Roma e a dignidade da Igreja fosse respeitada em todos os lugares; em seguida, enviado pelo rei dos godos Teódoto em Constantinopla ao imperador Justiniano, ele defendeu a fé correta e ordenou Mena bispo da cidade, onde descansou em paz. Ele parece ter sido parente de São Gregório Magno e São Félix IV. Ele próprio era filho do padre Giordano, reitor da igreja de SS. Giovanni e Paolo sul Celio em Roma, que foi lembrado por ter sido morto durante o cisma, como um seguidor de Símaco. Agapito foi consagrado em 13 de maio de 535. Seu reinado durou pouco mais de onze meses, mas embora ele não fosse o autor de grandes eventos, grandes eventos ocorreram nesses poucos meses. O imperador oriental Justiniano conseguiu conquistar a parte restante do Oriente Médio e grande parte do nordeste da África, anteriormente o reino dos godos. Amalasunta, mãe de Atalarico foi assassinada (por estrangulamento) por Teodato (príncipe ostrogodo, filho Amalafreda, irmã de Teodorico) que assim deu o pretexto a Justiniano, para enviar seu general Belisário para resolver as questões, que depois de desembarcar e conquistar a Sicília dirigiu suas hordas para Nápoles e de lá se preparou para lançar o ataque final a Roma, que inicialmente deveria ser sitiada. Teodato, não estando militarmente preparado para as grandes batalhas, no entanto, conseguiu forçar o pontífice, usando o imperial "longa manus", a empreender uma dura viagem a Bizâncio, a fim de poder convencer o imperador a desistir de sua empreitada. Agapito submeteu-se e não tendo fundos para enfrentar a viagem comprometeu alguns móveis da Basílica de São Pedro. Chegando a Constantinopla, Agapito foi recebido com todas as honras, mas não pôde fazer Justiniano desistir das intenções de reconquistar a península itálica. Durante sua curta estadia em Constantinopla, no entanto, uma coisa ele conseguiu remediar: uma nova derrota à heresia monofisita, conseguindo remover o patriarca Antimo (protegido pela imperatriz Teodora) em favor da instalação do patriarca Menas, de raízes católicas romanas. Agapito, após o cansaço da viagem, ficou gravemente doente até a consequência extrema que aconteceu em 22 de abril de 536. Seu funeral foi deliberadamente de extrema suntuosidade e seu corpo foi transferido para Roma para ser enterrado no adro da igreja de São Pedro. Agapito (do grego agapitos = amado, amável) foi proclamado santo e celebrado em 28 de abril.
Autor: Franco Prevato

Nenhum comentário:

Postar um comentário