sábado, 22 de abril de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Reflexo da misericórdia de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Ela deu o sim a Deus
 
Na criação do mundo e da humanidade, Deus fez o homem depois a mulher de sua costela. Na nova criação, Deus tomou a mulher para fazer o Homem Novo, Jesus Cristo. A carne do Redentor nasceu da carne de Maria. Assim como não se perde a filiação, Jesus não desdenhou sua Mãe. O Verbo de Deus se fez carne no seio de Maria. Ela é “Mãe do Senhor” (Deus) como proclama Isabel. Por isso a chamamos de Mãe de Deus. Na festa da Assunção, privilégio que a Igreja proclama como dogma de fé, reconhecemos que Deus a libertou da corrupção da morte por sua união com o Filho Ressuscitado. O corpo de Jesus que ela trouxe consigo, leva-a consigo na Ressurreição. Tudo o que se diz de Maria é pouco, pois é infinito o que se pode dizer de seu Filho. Participa de modo privilegiado da divindade do Filho, em sua humanidade ressuscitada. Ele primogênito de toda a criação (Cl 1,15); Ela a primogênita da redenção. Nela, a humanidade toda inicia sua vida glorificada. Sua Assunção ensina que temos a garantia de realizar o que Jesus prometeu: “Quem crê em mim, tem a vida eterna e o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,47). Tudo isso, Maria obteve porque deu o seu sim. Deus a escolheu e lhe deu uma missão. Tem a missão de estar unida a Cristo em sua redenção. Uma de suas missões é a misericórdia com que ora pela humanidade, sobretudo quando vive no mal. Jesus, depois de sua morte redentora, teve seu coração aberto pela lança. Dele saiu sangue e água (Jo 19,34). Unida a Cristo continua a missão de ser o coração aberto de Jesus por onde jorra a misericórdia de Deus, pois ela participou do projeto misericordioso de Deus acolhendo-o na fé. Participa agora servindo a Deus em seu povo, como serviu a Isabel no nascimento de João Batista. 
Intercessão misericordiosa 
Em sua missão, Maria está preocupada com a situação do povo, pois fala do prepotente orgulhoso, do pobre humilhado e faminto. O Senhor olhou para Maria, libertando-a da humilhação para que, por seu Filho, todos alcançassem a salvação, pois socorreu a Israel lembrando-se de sua misericórdia. A misericórdia socorre os pobres. A misericórdia de Deus coloca as coisas em seu lugar. Não destrói ninguém. Ainda há males no mundo: o dragão continua querendo destruir a Mulher, porque assim devoraria seu Filho (Ap 12,4). O inimigo está solto, diz Paulo: “É preciso que ele reine até que todos seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser vencido é a morte” (1Cor 15,20-27). 
Participar de sua glória 
Celebrar a festa da Assunção é sustentar “o desejo de chegar até Deus”. (Oferendas). Louvamos e amamos a Deus, amando a Mãe de seu Filho que é Deus com o Pai e o Espírito. A comunidade coloca nos lábios de Maria a profecia: “Todas as gerações me chamarão bem aventurada” (Lc 1,48). Negar Maria é arriscar-se a negar Jesus, pois o fruto está unido à árvore: “Bendito é o fruto do teu ventre” (v. 42). Temos sempre que revisar nossa devoção mariana pois tem que ser sempre melhor. Participando de sua glória nós a louvamos e agradecemos os imensos benefícios que nos deu em seu Filho. Não amar Maria, ou negá-la é negar a Palavra de Deus e negar Jesus que tanto a amou que a quis consigo em corpo e alma no Céu. Não podemos negar que Jesus veio na carne. 
Leituras:Apocalipse; 11,19ª.1.3-6ª10ab;
1 Coríntios 1,20-27ª;Lucas 1,39-56. 
1. Deus fez o homem da mulher e da Mulher fez o Filho, Jesus Cristo. Ele não desdenhou sua Mãe. Isabel a chama de Mãe do meu Senhor (Deus). Louvando Maria em sua Assunção, louvamos a Deus que a libertou da corrupção da morte por sua união com o Filho Ressuscitado que a leva consigo como o trouxe no seio. É a primogênita da Redenção. Sua missão está unida à missão da misericórdia do Filho. 
2. Em sua missão de Maria fala do prepotente orgulhoso, do pobre humilhado e do faminto. O Senhor olhou para ela, libertando-a da humilhação, para que, por seu Filho, todos alcançassem a salvação por sua misericórdia. A misericórdia socorre. Ainda há males no mundo. O dragão continua querendo destruir a Mulher, porque assim devoraria o Filho. 
3. Celebrar a Assunção é sustentar o desejo de chegar até Deus (Oferendas). Louvamos e amamos a Deus amando a Mãe de seu Filho que é Deus com o Pai e o Espírito. Negar Maria é arriscar-se a negar Jesus. Temos que melhorar nossa devoção mariana, pois tem que ser melhor. Lucas 1,39-56 
Mulher falada
Nossa Senhora entendeu muito bem e falou claro que seria muito comentada pelo que Deus realizou nela. Ele fez em mim grandes coisas! Isso significa, na bíblia, as maravilhas que realizou na história. A Encarnação de Jesus foi a maior. Isabel, também beneficiada por Deus a aclama bendita. O que fez com ela está relacionado com todo o povo. Nela temos o exemplo do que vai acontecer conosco. Amados por Deus, salvos em Cristo e ressuscitados com Ele pela fé e, no futuro, como ela o foi, estaremos completos diante de Deus. Maria foi elevada ao Céu em corpo e alma. Nós estaremos assim, na casa do Pai. Jesus foi o primeiro. Ela é a primeira da humanidade a receber tudo o que todos receberão. É uma garantia. Ela reza por nós, é nosso modelo, socorro e esperança. Não gostar dela é não entender Jesus. 
Homilia da Solenidade da Assunção de Maria (16.08.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário