terça-feira, 25 de abril de 2023

SANTA FRANCA, ABADESSA DE PIACENZA

De nobre família de Placência, Franca entrou para o mosteiro Beneditino de São Siro, onde se tornou abadessa. Sua decisão, de introduzir no mosteiro a vida regular, suscitou forte oposição. Assim, foi abadessa do mosteiro de Montelana, que, depois, foi transferido para Pittolo. Faleceu em 1218.
(*)Vitalta, Piacenza, 1175 
(+)Pittolo, 25 de abril de 1218 
Ela nasceu em 1175 em uma família nobre de Piacenza. Em uma idade muito jovem, ela entrou no mosteiro beneditino de San Siro, onde pronunciou seus votos solenes. Em 1198, com a morte da abadessa Brizia, ela foi eleita em seu lugar. A decisão de introduzir a vida regular no mosteiro suscitou forte oposição, tanto de algumas famílias nobres de Piacenza, que teriam de bom grado visto outra à frente dos religiosos, como de um grupo de freiras, lideradas pela irmã do bispo Grimerio (1199-1210), que, no entanto, iluminadas por São Folco Scotti, então reitor de Sant'Eufemia, Ele cessou toda a oposição. Por desejo de maior perfeição, em 1214 aceitou o convite e o exemplo de Carenzia Visconti, que havia fundado um mosteiro feminino cisterciense em Montelana. Ela foi nomeada abadessa enquanto mantinha, por algum tempo, a administração de San Siro. A comunidade logo se mudou para Pittolo por razões de segurança e conforto, dando origem a um mosteiro que Franca governou até sua morte em 25 de abril de 1218. (Futuro)
Etimologia: Franca = livre, do alemão antigo 
Martirológio Romano: No território de Piacenza, Santa Franca, abadessa, que queria entrar na Ordem de Cister, passando noites inteiras em oração diante de Deus. Nasceu em 1175 de pais pertencentes à família nobre dos Condes de Vitalta, no território de Piacenza. Em tenra idade, ela entrou no mosteiro beneditino de S. Siro, um dos mais florescentes da época, onde aos quatorze anos pronunciou seus votos solenes. Em 1198, com a morte da abadessa Brizia, ela foi eleita em seu lugar; sua decisão de introduzir a vida regular no mosteiro despertou forte oposição, tanto de algumas famílias nobres de Piacenza, que teriam de bom grado visto outra à frente dos religiosos, quanto de um grupo de freiras, chefiado pela irmã do bispo Grimerio (1199-1210), que, no entanto, iluminada por São Folco Scotti, então reitor de S. Eufemia, Ele cessou toda a oposição. Por desejo de maior perfeição, em 1214 aceitou o convite e o exemplo de Carenzia Visconti, que havia fundado um mosteiro feminino cisterciense em Montelana. Foi nomeada abadessa enquanto mantinha, durante algum tempo, a administração de S. Siro. A comunidade logo se mudou para Pittolo por razões de segurança e conforto, dando origem a um mosteiro que Franca governou até sua morte em 25 de abril de 1218. Ali foi sepultado o seu corpo, objeto de veneração e meio pelo qual Deus operou muitas maravilhas. Depois de várias transferências, está agora na igreja dos beneditinos de S. Raimondo em Piacenza. Seu culto, aprovado, aparentemente oralmente, pelo Beato Gregório X, é difundido não apenas na diocese de Piacenza, mas nas vizinhas de Pavia e Bobbio. O santo é particularmente invocado contra a dor nos olhos. É costume retratá-lo no cisterciense ou no hábito beneditino. Uma festa solene acontece no último domingo de agosto no Monte S. Franca (antiga Montelana), onde um oratório está em sua homenagem: é uma festa interprovincial com um grande afluxo de peregrinos. 
Autor: Guido Tammi 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário