domingo, 2 de abril de 2023

ORAÇÃO DETODOS OS DIAS - 2 DE ABRIL

Oração da manhã para todos os dias
 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
2 – Domingo de Ramos – Santos: Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche
Evangelho (Mt 26,14-27.66) “Jesus tomou o pão e pronunciou a bênção, partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: ─ Tomai, comei, isto é o meu corpo.”
O evangelho de Mateus conta com minúcias a última noite e o último dia da vida de Jesus. Nessa narrativa pesada muita coisa chama nossa atenção. Temos a triste traição de Judas, a cobardia dos discípulos, a maldade dos chefes do povo, a política indecente de Pilatos, a crueldade dos carrascos, a pavorosa morte na cruz. Parece, porém, que Mateus tudo faz para deixar bem claro um ponto: a liberdade com que Jesus enfrenta a morte como consequência de suas opções e como gesto final e mais pleno de sua obediência ao Pai. Jesus sabe que sua hora está chegando, e sua obediência livre ao Pai concretiza-se na entrega de seu corpo, isto é de sua pessoa, de seu sangue e de sua vida por seus discípulos, numa entrega total, para ser comido e bebido, para se tornar vida para eles. Como diz João, tendo-nos amado, amou-nos até o fim, o máximo.
Oração
Senhor, tantas vezes tenho participado da Eucaristia, tenho comungado convosco e com os irmãos. Só que nem sempre presto atenção àquelas palavras “fazei isto em memória de mim”. Ajudai-me a aprender que não me mandais repetir uma cerimônia, para me lembrar de vós. Ajudai-me a participar da Eucaristia fazendo o que fizestes, entregando-me totalmente nas mãos do Pai e colocando-me à disposição de todos para sua salvação. Para assim ter de novo junto de nós vossa presença real e muito especial. Dai-me, para isso, a generosidade necessária, a coragem de não pensar em mim, mas de me deixar levar por vós pelos caminhos que bem quiserdes. Ficai conosco, Senhor, e poderemos vencer todas as dificuldades. Fazei que, ao comungar, assimilemos vosso jeito de ser e de pensar, de amar e de fazer, e assim vos tornemos presente em nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário