sábado, 23 de abril de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - "Deus é rico em misericórdia"

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Ele nos deu vida em Cristo
 
Domingo colorido! A cor litúrgica do 4° domingo é o rosa. Com esse símbolo, deixa ver os primeiros raios da aurora das festas Pascais que se aproximam. A grande luz é o dom do Deus misericordioso que, para salvar o escravo, entrega o Filho. A aliança de Deus não é um compromisso que temos com Ele, mas que Ele tem conosco, pois é fiel. Para Deus a aliança é um compromisso de libertar, como podemos ver na história do povo. Quer libertar seu povo que foi levado para o exílio, como lemos em 2 Crônicas, Deus não se deixou vencer em Sua bondade porque "tinha compaixão de seu povo e de Sua própria casa" (2 Cr 36,15). Essa libertação vem a nós em Cristo. Por isso temos as alegrias pascais que atualizam para nós a redenção de Cristo. A redenção é obra do amor. Esse amor é misericórdia, que não é um vazio sentimento de dor, mas uma atitude de quem passa a ação seu cuidado por quem sofre. Paulo, na carta aos Efésios, explica essa atitude em Deus: "Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos por causa de nossas faltas, Ele nos deu a vida com Cristo. Pela bondade que nos demonstrou em Cristo, Deus quis mostrar a incomparável riqueza de sua graça" (Ef 2,4-7). O acolhimento de Jesus e sua mensagem não nos põem somente em condições de salvos e garantidos, mas nos envolvem no mesmo movimento de misericórdia. Dizer que aceito e amo Jesus Cristo comprova-se em. "caminhar como Ele caminhou" (1Jo 2,6). O Deus vingador, como alguns pensavam no Antigo Testamento, dá lugar ao Deus de Jesus que amou-nos e de graça, pois pela graça fomos salvos (Ef 2,8). A salvação é dom de Deus (Ef2,8). 
Quem nEle crê tem a vida eterna 
No tempo da Quaresma é-nos apresentado Jesus Cristo crucificado. No Antigo Testamento temos figura da serpente que Moisés levantou do deserto. Quem para ela olhava era curado (Ex 21.9). Jesus explica "que assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado na cruz par que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna" (Jo 3,14). A cruz de Jesus não é só o lugar do sofrimento, mas o trono da exaltação. Olhar Jesus crucificado e ¬glorificado, significa acolhê-Io como redenção. A fé não é ter um sentimento, mas uma atitude de vida. A luz é a vida da fé que nos é dada para o seguimento do evangelho. 
Agir na verdade 
"Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus" (Jo 3,10). A verdade fundamental é Jesus. A fé não é ter Jesus como uma pessoa especial, mas como alguém que amo e com o qual componho minha vida. Crer em Jesus é fazer o que Ele fez e como fez. Jesus não é uma ideologia ou um livro. Ele é uma pessoa concreta. A fidelidade de Deus para conosco impele a termos a mesma fidelidade para com Ele. A fé é uma definição de vida: "Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê, já está condenado porque não creu no Filho Unigênito" (Jo 3,18). Crer no amor de Deus é o princípio da fidelidade. Crer é agir em Deus, pois nossas boas obras são um dom de Deus: fomos criados em Jesus Cristo para as boas obras que Deus preparou de antemão para que as praticássemos. 
Leituras:2Crônicas36,14-16.19-23;
Salmo136;
 Efésios 2,4-10; João 3,14-21. 
Ficha 1. O 4° domingo é festivo pois se anunciam os primeiros raios da Páscoa. A grande luz é o dom do Deus misericordioso que, para salvar o escravo, entrega o Filho. Deus assim faz porque sua aliança é um compromisso de fidelidade que tem para conosco. Assim ocorreu na libertação do Exílio. Essa libertação vem a nós. Paulo reconhece que Deus nos amou quando ainda éramos pecadores. Fomos salvos pela graça. 
2. No tempo da Quaresma nos é apresentado Cristo crucificado. No Antigo Testamento a serpente levantada por Moisés no deserto curava os que para ela olhavam. Assim foi necessário Cristo ser levantado na cruz, para que todo aquele que nEle cresse tivesse a vida eterna. Crer significa acolher a redenção. É uma atitude de vida. 
3. Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz. A verdade fundamental é Jesus. Ele é Alguém que amo e com o qual componho minha vida. Crer em Jesus é agir como ele fez. A fidelidade de Deus nos impele a termos a mesma fidelidade para com Ele. Crer é ter a vida. 
Homilia do 4° Domingo da Quaresma
EM MARÇO DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário