Elisabeth Hesselblad nasceu em 4 de junho de 1870, na comuna de Herrljunga, Suécia, e morreu em 24 de abril de 1957. Religiosa e fundadora das Irmãs de São Salvador de Santa Brigite, foi beatificada em 9 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II.
Biografia
Nascida no Oeste da Suécia, numa família luterana de onze filhos, Elisabeth começou a trabalhar aos dezesseis anos para ajudar sua família. Mais tarde, como tantos camponeses suecos daquela época, ela partiu para procurar trabalho nos Estados Unidos. Lá, ela se tornou enfermeira, e acabou travando conhecimento com a Igreja Católica através de um grupo de fiéis católicos. Finalmente, ela se converteu ao catolicismo em 1902. Numa visita a Roma, Elisabeth reuniu-se às religiosas brigitinas, vindas da Ordem fundada por Santa Brigite da Suécia.
Após tornar-se religiosa, Elisabeth Hesselblad não cessou de desenvolver sua Congregação, aprovada pela Santa Sé em 1940, e de dar nova vida à obra da santa sueca. Ela era aberta ao diálogo com outras confissões cristãs, multiplicando as missões na Europa do Norte e do Leste. Foi declarada Justa entre as Nações, em 2004, por ter salvado Judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário