sábado, 30 de abril de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor Ressuscitou!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA CONSAGRADO
SACERDOTE NA PAZ DO SENHOR
Ele devia ressuscitar dos mortos
 
Em todas as missas, rezamos: “Celebrando a memória da morte e Ressurreição do Senhor”. O que é Páscoa da ressurreição? Páscoa é nossa participação com Jesus em sua passagem – Páscoa - para o Pai. É um ato de fé que faz acontecer em nós o que aconteceu em Jesus. O Anjo, no túmulo vazio, confirma: “Ele não está mais aqui! Ressuscitou” (Lc 24,6). Esses pensamentos parecem estar distantes de nós. Para os discípulos, porém, foram acontecimentos que os marcaram tão fortemente que, por sua fé, chegaram até nós. Eles, tendo vivido com Jesus por três anos, sofreram um choque tremendo com Sua morte. Acabara toda esperança: “Nós que esperávamos que fosse Ele quem iria redimir Israel...” (Lc 24,11). É o retrato falado da situação. Ficaram sem direção. De repente, Ele está ali, vivo, no meio deles, trazendo as marcas dos pregos: “Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou Eu mesmo" (Lc 24,3). Não se trata de uma miragem, um símbolo. Diversas vezes Ele se manifestou a eles, chegando mesmo a comer e beber com eles (At 10,41), provando assim que estava vivo. É a Páscoa de Jesus. Não lembramos um morto, mas celebramos um vivo. Nessa celebração, o Espírito nos torna vivos com Ele. Fazemos assim nossa passagem. A oração da missa reza: "Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor e, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova". 
Passou entre nós fazendo o bem 
"Ressuscitemos para uma vida nova!" Parece difícil entender como é essa Páscoa em nossa vida. Para isso, basta ver a vida de Jesus. Pedro, em seu primeiro discurso, afirma: "Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos” (At 10,38). Ressuscitar é fazer o bem. Jesus, explica isso em diversos momentos: "Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei". "Ninguém tem maior amor do aquele que dá a vida pelos amigos". Amou até o extremo do amor, até a morte de cruz. "Por isso Deus o exaltou". Em Jesus, a ressurreição é fruto do amor. Para nós, cada gesto de amor é ressurreição: "Aquele que ama, passou da morte para a vida". Quando amamos, podemos entender o mistério da ressurreição. A fé e o amor garantem-nos a vida eterna já. Certamente podemos chegar a essa compreensão porque Jesus coloca a vida no amor. Insiste que Seu mandamento é este: “Dou-vos um mandamento novo: Como eu vos amei amai-vos uns aos outros”. Ele amou até extremo da morte e por isso Deus o ressuscitou. Assim chegaremos à ressurreição, através do amor. Por isso os discípulos entenderam que “Ele passou entre nós fazendo o bem”.
Buscando as coisas do alto 
A vida cristã tem como ponto de partida e chegada a pessoa de Jesus. Ele é nossa esperança. Lançamos as âncoras de nossa vida em Seu coração partido pela lança, no mar imenso de Sua entrega. Assim damos as razões de nossa esperança. Porque temos para onde ir, temos por onde e como caminhar: "buscando as coisas do alto onde está Cristo à direita do Pai". A vida do cristão, moldada pelo amor, orienta-se pelo Cristo que, ressuscitado, está junto do Pai. Fazendo o bem, ressuscitamos com Ele. Buscar a vida do alto não é uma fuga do mundo, mas uma inserção no mundo, em todas suas realidades. Celebrar a Páscoa é celebrar a vida que vem do amor. Nele nos unimos ao Cristo ressuscitado. 
Leituras: Atos 10,34.37-43; Salmo 117; 
Colossenses 3,1-4; João 20,1-9 
Ficha: 
1. Páscoa é nossa participação com Jesus em sua passagem – Páscoa – para o Pai. Os discípulos que sofriam com a morte dEle, fizeram a alegre experiência de encontra-lO vivo. Não lembramos um morto, celebramos um Vivo. Renovados pelo Espírito, reza a oração, ressuscitemos com Ele na luz da vida nova. 
2. Para realizar a ressurreição em nós, precisamos viver como Jesus viveu: fazendo o bem. Por isso Jesus anunciou que o fundamento da fé é o amor, pois quem ama passou da morte para a vida. Só assim podemos entender o mistério da ressurreição. 
3. A vida cristã tem como ponto de partida e chegada a pessoa de Jesus. Assim temos para onde ir e como caminhar: buscando as coisas do alto. A vida cristã, moldada pelo amor, orienta-se pelo Cristo que, ressuscitado está junto do Pai. Fazendo o bem, ressuscitamos com Ele. 
O defunto sumiu! 
Madalena e os discípulos procuravam um defunto desaparecido. Jesus era o vivo que não morre mais. Celebrando a Páscoa, nós nos encontramos com Ele vivinho da silva. Celebrando sua morte e ressurreição, vivemos com Ele. 
Homilia do Domingo da Páscoa
EM ABRIL DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário