terça-feira, 26 de abril de 2022

EVANGELHO DO DIA 26 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 3,7b-15. 
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Nicodemos perguntou: «Como pode ser isso?». Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se vos disse coisas da Terra e não acreditais, como haveis de acreditar se vos disser coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha nele a vida eterna». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Hilário(315-367) 
Bispo de Poitiers,doutor da Igreja 
A Trindade, 12, 55s; PL 10, 472 
«Não sabes donde vem 
nem para onde vai» 
Deus todo poderoso, o apóstolo Paulo diz que o teu Espírito Santo «perscruta e conhece as profundezas do teu ser» (1Cor 2,10-11), e intercede por mim, falando-Te em meu lugar com «gemidos inefáveis» (Rom 8,26). Não há nada exterior a Ti capaz de sondar o teu mistério, nada estranho a Ti que tenha poder para medir a profundidade da tua majestade infinita. Tudo o que penetra em Ti provém de Ti; nada do que é exterior a Ti tem o poder de Te sondar. Creio firmemente que o teu Espírito Santo vem de Ti pelo teu Filho único; ainda que não compreenda este mistério, tenho dele uma profunda convicção. É que, nas realidades espirituais que são o teu domínio, o meu espírito é limitado, como assegura o teu Filho único: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Creio no meu novo nascimento sem o compreender, e recorro à fé para aquilo que me escapa. Sei que tenho o poder de renascer, mas não sei como isso acontece. Nada limita o Espírito. Ele fala quando quer, diz o que quer e onde quer. A razão da sua partida e da sua chegada permanece desconhecida para mim, mas tenho a convicção profunda da sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário