fundadora do convento de Montevergine.
Canonizada em 1988.
(*)Annunziata, 25 de março de 1434
(+)Montevergine, 20 de janeiro de 1485
De família rica, a filha de um rico comerciante nasceu na Quinta-feira Santa de 1434 na aldeia de Annunziata. Ela foi batizada de Esmeralda. Entrou nas Clarissas aos 15 anos, assumindo o nome de Irmã Eustochia. Sua escolha religiosa foi tão contestada por sua família que seus irmãos ameaçaram atear fogo ao convento que deveria abrigá-la. Contudo, a insistência da jovem convenceu as irmãs a acolhê-la. Ela sempre foi animada por um profundo amor pela pobreza. No convento de San Maria di Basicò, tendo escolhido uma cela debaixo da escada para sua cela, vivia penitente, dormindo no chão nu e vestida de saco. Mais tarde desenvolveu-se o desejo de fundar um novo mosteiro. Assim nasceu em 1464 o mosteiro de Montevergine que, com a morte de Eustóquia, em 20 de janeiro de 1491, contava com 50 freiras. Foi canonizada por João Paulo II em 11 de junho de 1988. (Avvenire)
Martirológio Romano: Em Messina, Santo Eustóquio Calafato, virgem, abadessa da Ordem de Santa Clara, que se dedicou com grande ardor a restaurar a antiga disciplina da vida religiosa e a promover o seguimento de Cristo no modelo de São Francisco.
Esmeralda de nome e de fato: a filha de Bernardo Cofino deve ter sido linda, se muitos afirmam que ela serviu de modelo para seu colega Antonello da Messina pintar a famosa "Annunziata". Mas talvez seja apenas uma lenda, que no entanto não diminui a sua célebre beleza que ainda hoje pode ser apreciada: porque, depois de mais de 500 anos, o seu corpo ainda está milagrosamente incorrupto, também sobreviveu ileso ao terramoto de 1908 e está preservado em uma caixa de vidro na posição vertical.
A “santa de pé” (como a chamava São João Paulo II) nasceu em Messina em 25 de março de 1434. Seu pai, apelidado de Calafato (destinado a ser o sobrenome de toda a família), era um comerciante que também fazia transporte marítimo. terceiros. A mãe é uma cristã autêntica que se deixou conquistar pelo espírito franciscano, inscreveu-se na Ordem Terceira e consegue transmitir um grande amor a Chiara e Francesco, especialmente à sua filha Esmeralda.
Aos onze anos, sem saber, ela se vê noiva de um viúvo maduro de trinta e cinco anos e mantém esse relacionamento por dois anos, até que o “namorado” morre repentinamente, fazendo-a meditar sobre a brevidade da vida e a necessidade de use bem o tempo. .
Ela ainda não tem quatorze anos, mas decide entrar para um convento para se dedicar totalmente a Deus. A recusa do pai é clara, e certamente não lhe faltam outros pedidos de casamento, mesmo tentadores, para aquela tão linda filha: ela recusa todas as propostas, fica impaciente, ele discute com o pai e até tenta fugir de casa.
O caminho para o convento parece desobstruído no dia em que o pai morre na Sardenha, durante uma das suas frequentes viagens comerciais, mas agora são as freiras que não o querem: têm medo de ver o convento incendiado, como disse Esmeralda. irmãos ameaçaram fazer.
Porém, ela consegue realizar seu sonho e ingressar nas Clarissas antes mesmo de completar 16 anos, mas o que lhe parecia ser o paraíso na terra acaba sendo completamente diferente de como ela havia imaginado. A vida espiritual relaxou; as dispensas e o favoritismo suavizaram a penitência para atender às necessidades das meninas de boas famílias que não queriam abrir mão completamente de suas comodidades e comodidades; a abadessa, demasiado envolvida nas coisas temporais, perdeu de vista o espírito de pobreza que deveria ser típico das filhas de Santa Clara.
Esmeralda, que junto com o véu tomou o nome de Irmã Eustochia, opõe-se a este estilo de vida e apela ao regresso à Regra original, sendo a primeira a dar o exemplo de uma vida austera, penitente, entrelaçada de oração e de serviço aos idosos ou doentes. irmãs.
O embate com a abadessa e a dolorosa mas necessária ruptura são inevitáveis: ela abandona o convento para fundar outro, que siga mais fielmente a Primeira Regra de Santa Clara. Conseguiu fazê-lo com dificuldade em 1464, acompanhada pela mãe, pela irmã e por alguns muito fiéis, encontrando mal-entendidos até por parte dos Frades Menores Observantes, que deixaram o novo convento durante oito meses sem assistência religiosa. Quando se estabeleceu na zona de Montevergine, também em Messina, o seu mosteiro consolidou-se, expandiu-se e ela guiou-o com a sabedoria e a espiritualidade dos santos.
Faleceu aos 51 anos, no dia 20 de janeiro de 1491. A assinatura de Deus na sua vida santa são os milagres que acompanharam esta freira na vida e na morte, tornando-a altamente venerada. Em 1782 Pio VI aprovou o culto "ab immemorabili" e finalmente São João Paulo II, em 1988, proclamou santa Eustochia Calafato, tal como já havia sido considerada pelo povo de Messina e das Clarissas durante cinco séculos.
Autor: Gianpiero Pettiti
Sobre a vida de Calafato, uma Clarissa, temos dois manuscritos antigos: o primeiro encontra-se na biblioteca municipal de Perugia e uma cópia dele, devidamente cotejada, foi enviada em 28 de fevereiro de 1781 pelo arcebispo de Messina à Sagrada Congregação de Ritos para o julgamento de beatificação do servo de Deus (cópia publicada por Macrì em 1903). A origem desta ms. data de pouco depois da morte da beata, quando Irmã Jacopa Pollicino, filha do barão de Tortorici, a pedido de Irmã Cecília, abadessa do mosteiro de Santa Lúcia de Foligno (com quem as Clarissas de Messina se correspondiam), escreveu a Vida de Calafato, com a ajuda de outras freiras que conviveram com os beatos. Irmã Cecília, que mais tarde se mudou para Perugia, levou consigo o manuscrito, retocou-o e deu-lhe uma melhor ordem, eliminando expressões puramente sicilianas e enriquecendo-o com a cor toscana.
A segunda Sra. foi encontrado por Michele Catalano na Biblioteca Cívica Ariostea de Ferrara e publicado por ele em 1942. Composto em 1493, dois anos após a morte de Calafato, reproduz o original com a maior fidelidade, seguindo-o também nas expressões sicilianas: este texto " além de sua notável importância mística e valor hagiográfico e histórico, não tem pequeno valor na história de nossa língua" (Catalano).
Filha de Bernardo, rico comerciante de Messina, e de Macalda Romano Colonna, Calafato nasceu na Quinta-feira Santa de 1434 na aldeia chamada Annunziata, perto de Messina. Chamada Esmeralda ao batismo, cresceu em clima de piedade: aliás, sua mãe, induzida por b. Matteo de Agrigento, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e viveu uma vida cristã perfeita. Sua filha logo começou a seguir seus passos. Uma visão do crucifixo, que teve numa igreja, decidiu-a a entregar-se completamente ao Senhor e, rejeitando os numerosos pretendentes, pediu para se juntar às Clarissas de S. Maria di Basicò. As freiras, porém, intimidadas pelos irmãos de Calafato, que haviam ameaçado atear fogo ao convento caso Esmeralda entrasse, recusaram-se a recebê-la, mas a insistência do Beato finalmente venceu a oposição dos irmãos e ela, usando o hábito religioso, recebeu o nome de religiosa. Eustóquia. Uma de suas orações ao Crucifixo mostra o desejo de sofrer que a animava: “Ó meu dulcíssimo Senhor, gostaria de morrer por seu santo amor, assim como você morreu por mim! amarga Paixão; as feridas que tiveste em teu santo corpo, que eu as tenha em meu coração. Peço-te feridas, porque me dá grande vergonha e fraqueza ver-te, meu Senhor, ferido, que não estou ferido com Você". Calafato, escolhendo como cela uma cela embaixo da escada, viveu penitente, dormindo pouco e no chão nu e afligindo sua carne com saco e flagelações.
No convento de S. Maria di Basicò, um dos mais importantes da Sicília da época, asilo das nobres de Messina e, portanto, objeto dos privilégios dos reis, a beata não encontrou o seu ideal de renúncia, no entanto , visto que a vida regular era mitigada por dispensas que desagradavam o seu espírito, nutrido pelos elogios de Jacopone da Todi: planejou portanto uma reforma. Calisto III, com o decreto de 18 de outubro de 1457, aceitou os pedidos de Calafato que, também ajudado financeiramente pela mãe e pela irmã, mudou-se para o novo convento de S. Maria Accomandata. Apesar da oposição das suas superioras e irmãs, que não viam com bons olhos a reforma, Eustóquia entrou acompanhada da mãe, da irmã e de Jacopa Pollicino. Nem mesmo os Frades Menores Observantes quiseram ir celebrar Missa na nova fundação e, abandonado por todos, Calafato dirigiu-se a Roma, obtendo um novo Breve Pontifício, após o qual o Arcebispo de Messina impôs aos Frades Observantes, sob pena de excomunhão, assumir o cuidado espiritual das freiras reformadas. O novo convento viu florescer os primeiros tempos do movimento franciscano, sob a firme orientação da fundadora, que ensinou com a palavra e o exemplo o ideal do Pobrezinho e o amor do Crucifixo, juntamente com a adoração eucarística, na qual passou todo o tempo. noites. As vocações afluíram em grande número, tanto que o edifício tornou-se demasiado estreito para a próspera comunidade; graças à generosidade de Bartolomeo Ansalone, em 1463, as Clarissas Reformadas puderam mudar-se para Montevergine, para um novo mosteiro que ainda hoje existe. Ali, para exortar as irmãs à virtude e ao amor ao Crucifixo, Calafato escreveu um livro sobre a Paixão. No dia 20 de janeiro de 1485 faleceu Irmã Eustochia, deixando sua última recomendação: “Tomai o Crucifixo como vosso Pai, minhas filhas, e Ele vos ensinará em tudo”.
Durante a sua vida, e mais ainda após a sua morte, vários milagres foram atribuídos a Calafato. O povo de Messina a venerava como protetora da sua cidade, especialmente contra os terremotos; em 2 de julho de 1777, o senado da cidade prometeu ir a Montevergine todos os anos em 20 de janeiro e 22 de agosto; finalmente, em 1782 Calafato foi beatificado por Pio VI.
O arcebispo de Messina, em 1690, escreveu à Sagrada Congregação dos Ritos: “Seu corpo, diligentemente visto e observado por mim, está intacto, intacto e incorrupto e é tal que pode ser colocado em pé, apoiado nas solas do nariz é lindo, a boca está entreaberta, os dentes são brancos e fortes, os olhos não parecem nada corrompidos, pois são bastante proeminentes e duros, aliás no olho esquerdo quase dá para ver a pupila transparente. das mãos permanecem inalteradas e dos pés. A cabeça conserva alguns cabelos e, o que mais surpreende, é que dois dedos da mão direita ficam estendidos no ato da bênção, enquanto os demais ficam contraídos em direção à palma da mão [ sugestão de uma bênção que o beato teria dado com aquela mão, após sua morte, a uma freira. Os braços dobram tanto ao levantá-los quanto ao abaixa-los. Todo o corpo é coberto por pele, mas a carne abaixo dela é seca ao toque ." Ainda hoje o corpo do beato pode ser visto intacto e em pé na abside da Igreja de Montevergine, exposto à veneração do povo, que ali se reúne especialmente no dia 20 de janeiro. A iconografia representa a beata ajoelhada diante do Sacramento e, mais frequentemente, com a Cruz nas mãos.
Os braços dobram tanto para cima quanto para baixo. Todo o corpo está coberto pela pele, mas a carne por baixo é seca ao toque". Ainda hoje o corpo do beato pode ser visto intacto e em pé na abside da igreja de Montevergine, exposto à veneração do povo. , que ali se reúnem multidões especialmente nos dias 20 de janeiro e 22 de agosto. Os martirologistas franciscanos lembram Irmã Eustochia no dia 20 de janeiro. A iconografia representa a beata ajoelhada diante do Sacramento e, mais frequentemente, com a Cruz nas mãos.
Autor: Giuseppe Morabito
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
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