Evangelho segundo São Marcos 4,35-41.
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago».
Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações.
Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água.
Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-no e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?».
Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança.
Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?».
Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».
Tradução litúrgica da Bíblia
Capuchinho(1887-1968)
Capítulo X, nn. 316-323
Ó Deus, sede o meu guia e o meu piloto!
Tende sempre o cuidado de não transformar as vossas ocupações em problemas e preocupações espirituais; e, se fordes tomados pelas ondas, apanhados numa tempestade de muitas dificuldades, erguei o olhar para o alto e dizei a Nosso Senhor: Ó Deus, é por Vós que navego e viajo; sede o meu guia e o meu piloto!
Entretanto, dedicai-vos a resolver os assuntos, uns após outros, o melhor que puderdes; aplicai fielmente o vosso espírito a eles, mas com brandura e suavidade. Se Deus vos conceder ter êxito, dai-Lhe graças; se não quiser concedê-lo, dai-Lhas igualmente. Basta que vos esforceis de todo o coração por fazer bem as coisas; nem o Senhor nem a própria razão vos exigem resultados, mas aplicação, empenho e diligência. Há muitas coisas que dependem de nós, mas o sucesso não é uma delas.
Vivei em paz e descansai sem medo no coração divino, onde estamos bem abrigados das tempestades, e onde nem a justiça de Deus pode chegar. Esforçai-vos por dominar as angústias do vosso coração. Confiança e calma na grande obra da vossa santificação e da santificação dos outros. O resto é com Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário