terça-feira, 28 de março de 2023

SÃO CASTOR, MÁRTIR DE TARSO

É comemorado pelo Martirológio Jeronimiano (o mais antigo catálogo dos mártires cristãos da Igreja Latina, século V) e pelo Martirológio Romano: segundo a tradição, teria sido martirizado em Tarso, na Cilícia (atual Turquia) com outro cristão, Dorotheus e Estêvão.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html 
Ele é comemorado pelo Martirológio Hieronímio (o mais antigo catálogo de mártires cristãos da Igreja Latina, século V) e pelo Martirológio Romano: de acordo com a tradição, ele foi martirizado em Tarso, Cilícia (atual Turquia) com outro cristão, Doroteu ou Estêvão. 
Martirológio Romano: Em Tarso, na Cilícia, na atual Turquia, São Castore, mártir. 
Ele é comemorado pelo Martirológio Hieronímico e pelo Romano em 28 de março e 27 de abril. A reduplicação é provavelmente devido (Delehaye) a uma confusão, atribuível aos copistas, entre V Kal. Abril e V Kal. Nunca. Em romano, Castor é mencionado em 28 de março com Doroteu e 27 de abril com Estêvão. Essas adições são evidentemente devidas a uma leitura errada ou interpretação das rubricas do geronimiano, onde o nome de Castor é precedido em 28 de março pelo de Doroteu e seguido em 27 de abril pelo de Estêvão, sem, no entanto, que esses santos (ambos lembrados como "de Nicomédia", onde apenas Doroteu é comemorado em 12 de março) tenham algo a ver com Castor . Finalmente, note que um Castor é lembrado pelo Hieronymian em 16 de março como o chefe de um grupo não homogêneo de mártires de Nicomédia. A identificação entre os dois homônimos é possível. 
Autor: Gian Domenico Gordini 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário