Emblema: Palma de Maiorca
Martirológio Romano: Na Anatólia, na atual Turquia, os Santos Emanuel, Sabino, Codrato e Teodósio, mártires.
Este grupo de mártires, relatado no "Martirológio Romano" em 26 de março, sofreu o martírio na Anatólia; mas eles já eram mencionados nos sinaxarianos bizantinos, chamando-os genericamente de "orientais" e agrupados na seguinte ordem: Manuel (Emanuel no Martirológio Romano), Codrato (que se tornou quadrado sempre no Martirológio Romano) e Teodósio.
Um dos sinaxarianos narra que, movidos pelo exemplo e coragem dos cristãos, cujo martírio tiveram que testemunhar, apresentaram-se espontaneamente ao governador de sua província, declarando-se cristãos. Eles foram presos e colocados na prisão e, como a morte era uma pena muito leve naquela época, eles foram primeiro torturados e, finalmente, decapitados.
Outro Menologio, que entre outras coisas os comemora distintamente, conta que Quadrato (Codrato) era bispo de uma sé não especificada e em um momento não identificado; foi expulso pelos pagãos e ameaçado de morte se continuasse o seu ministério; o bispo não os ouviu e continuou como antes a exercer seu apostolado, visitando e batizando prisioneiros.
Quando foi descoberto pelos perseguidores, foi preso, torturado e decapitado; Manuel e Teodósio não toleraram tal violência e, embora soubessem que iriam encontrar a morte certa, ficaram do lado de seu bispo e se apresentaram ao governador para defendê-lo, professando-se cristãos e, como já mencionado, também sofreram o martírio, presumivelmente no século III.
Emanuele deriva do hebraico Emanuel e significa "Deus conosco"; é também o nome pelo qual o profeta Isaías chama o futuro Messias e, por esta razão, foi usado como a denominação de Jesus.
Muito comum na Itália, tanto no masculino e feminino, bem como nas formas abreviadas de Manuele e Manuela e nas versões espanholas de Manuel, Manolo. Muitas vezes incluídos nos nomes compostos da tradição da Casa de Saboia: Emanuele Filiberto, Vittorio Emanuele, Carlo Emanuele, etc.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário