quinta-feira, 30 de março de 2023

São Donnino

As notícias sobre a vida de Donnino se perdem nas dobras da história: sabemos pouco sobre ele e sua existência, exceto que ele trabalhou para o imperador Maximiano. Ele provavelmente teve uma posição muito importante na corte de Maximiano: algumas fontes históricas relatam que Donnino era cubicularius, isto é, guardião da Coroa. O que deve ter acontecido para garantir que Donnino fosse perseguido e morto pelos soldados do Império Romano, dada a sua posição de autoridade na corte? Donnino era um cristão fervoroso e se recusou a negar sua fé em Cristo, apesar de perguntar ao próprio Maximiano. Donnino, embora permanecendo fiel às suas obrigações civis como servidor do Império, não salvou sua vida: ele foi forçado a fugir e acompanhado por soldados em Fidenza. Nas margens do rio Stirone ele foi decapitado. 
Iconografia de San Donnino:
o Santo sem cabeça 
Na iconografia cristã, San Donnino é representado após a morte, com a cabeça decepada apoiada com uma mão. Diz a lenda que o primeiro milagre que Donnino realizou foi contextual ao seu assassinato: imediatamente após ser decapitado, o corpo de Donnino se levantou, pegou sua cabeça, atravessou o Stirone e foi para a cama do outro lado do rio, colocando a cabeça em seus braços. O corpo de San Donino foi protagonista de várias "aventuras": foi perdido e encontrado duas vezes. Ele agora repousa na cripta da Catedral de Fidenza, em uma urna de vidro e prata colocada logo abaixo do altar. 
A Catedral de Fidenza
: joia da arte românica A Catedral erguida em honra de San Donnino tem origens muito antigas: sujeita a várias restaurações e ampliações, ela vem até nós como é depois que a restauração ocorreu na virada dos séculos XII e XIII. As obras foram atribuídas a Benedetto Antelami, que estava em Parma na época. As intervenções mais significativas são aquelas que vêem a abertura das três portas da fachada e a decoração com baixos-relevos e estátuas que retratam a vida de San Donnino e cenas que retratam os peregrinos da Via Francigena a caminho de Roma. Fidenza é, de facto, uma das etapas do caminho milenar que levou a Roma e depois à Terra Santa: foi Sigeric, Arcebispo de Cantuária, que enumerou no século X as etapas do caminho que empreendeu na viagem de regresso de Roma. A Via Francigena ainda representa um caminho espiritual de grande importância para milhares de pessoas: Fidenza e San Donnino são uma parada fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário