quarta-feira, 29 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 29 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 8,31-42. 
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: "Ficareis livres"?». Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora, o escravo não fica para sempre em casa; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e dele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cirilo de Jerusalém(313-350) 
Bispo de Jerusalém, doutor da Igreja 
Catequese batismal n.º 4, 18-22 
«A verdade vos libertará» 
Ao conhecimento da nossa luminosa, gloriosa e santíssima fé, junta ainda, sejas tu quem fores, o conhecimento de ti mesmo. Homem, tu és duplo por natureza, composto por alma e corpo; e é o mesmo Deus que cria a alma e o corpo. Além disso, tens uma alma livre, obra-prima de Deus, criada à imagem do seu autor, imortal pela graça de Deus, que a criou imortal. És um ser vivo, racional e incorruptível, pela graça daquele que lhe conferiu estas prerrogativas, dotado da faculdade de fazer o que quer. Antes de nascer neste mundo, a alma não comete pecados; mas, depois de termos vindo a este mundo sem pecados, eis que pecamos deliberadamente. A alma é imortal e todas elas, sejam de homem ou de mulher, são idênticas, pois só os membros do corpo diferem. Não existe uma categoria de almas que pecam por natureza e uma categoria de almas que fazem o bem por natureza; umas e outras agem por escolha livre, dado que a substância das almas tem a mesma estrutura em todos, e é semelhante. A alma é livre, e o demónio tem a capacidade de lhe fazer sugestões, mas não tem o poder de a obrigar, a despeito da sua liberdade de escolha. Ele esboça em ti um pensamento de fornicação, e tu acolhes esse pensamento se quiseres; se não quiseres, afasta-lo. Pois, se fosse necessário que fornicasses, que sentido teria Deus ter preparado a geena? Se fosse a natureza, e não o livre arbítrio, a levar-te a fazer o bem, que sentido teria Deus ter preparado coroas inefáveis? Ficas assim a conhecer, caro amigo, na medida desejável por esta altura, o que diz respeito à alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário