domingo, 26 de março de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Testamento de seu amor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Mediador da Aliança
“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). A Eucaristia é o testemunho deste amor. Jesus quis deixar uma prova de seu amor dando-nos como alimento sua carne imolada e seu sangue derramado, feitos pão e vinho para a Vida. Os cristãos reconhecem que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue do Senhor. É seu alimento. Neles reverenciam e adoram o Senhor. Em seu amor procuraram sempre novos modos de manifestar sua fé: O sacrário no qual permanecem as Hóstias consagradas, as visitas ao Santíssimo, a adoração e a procissão pelas ruas numa manifestação de fé. É o reconhecimento público. É necessário não desvincular do mistério da Redenção da adoração deste Sacramento. Jesus instituiu a Ceia para participarmos da Redenção. Começamos pelo A. Testamento: Deus, no monte Sinai, quis fazer aliança com o seu povo (Ex 24,3-8). Para isso foi feito o sacrifício de animais e com seu sangue foram aspergidos o povo e o altar. O sangue foi o mediador entre Deus e o povo. O sangue faz a aliança. Não são os sacerdotes que imolam as vítimas, mas jovens. Não são sacerdotes, mas de gente do povo. Por que sangue? Para eles o sangue é vida. O sangue do cordeiro que é vida, representa a todos. O sangue une o povo ao altar, símbolo de Deus e Deus ao povo. É uma aliança de vida. O sangue de Jesus sela a nova aliança de Deus com a humanidade. Jesus, por seu sangue dá-nos a vida de Deus, redenção, e apresenta nossa adesão a Deus. Jesus usa a simbologia do sangue. Em seu sangue, que continua para nós no vinho consagrado (sangue da uva), continua a aliança na celebração. Jesus é o mediador entre Deus e o povo.
Pão e vinho 
O pão (farinha) e o vinho faziam parte dos sacrifícios (Nm 15,5). Era uma tradição multissecular (Gn 14,18). A Ceia é um convívio que é um sacrifício de comunhão. Participamos do Corpo e Sangue de Cristo que é redenção. Comungar é entrar em comunhão no Corpo e Sangue (pão e vinho consagrados) do Senhor. Entrar em comunhão é assumir em si a Vida de Jesus, sua missão, sua mentalidade e sentimentos. É continuar seu sacrifício que não é sofrimento, mas entrega de vida. Seu Corpo é dado em ação de graças. Nesta ceia celebra o Sumo Sacerdote Jesus Cristo, no seu Sangue. A Páscoa de Jesus e a Páscoa celebrada pelos discípulos são uma só. É a mediação permanente entre Deus e seu povo em Jesus. Por isso rezamos: “Que possamos colher os frutos da redenção” (Oração). Repartir e partilhar a Ceia do Senhor é continuar sua missão de dar vida, partilhando-a. 
Gozo da Divindade 
A festa de Corpus Christi lembra-nos também a preciosa presença de Jesus que nos faz “possuir o gozo eterno da divindade que começamos a saborear na terra” (Oração pos-comuhão). Ela é o Pão que, contendo todo sabor e adaptando-se a todos os gostos... se transformava naquilo que cada um desejava”(Sb 16,20-21). Viver a divindade da Eucaristia é fazê-la divina em nossa vida através do sacrifício de Cristo continuado em nós. Participando da missa e comungando o Corpo do Senhor, entramos em comunhão com a divindade pela mediação que Jesus realizou em seu Corpo e Sangue. O Sangue da nova aliança permanece para sempre.
Leituras: Êxodo 24,3-9;Salmo 115; 
Hebreus 9,11-15;Marcos 14,12-16.22-26. 
1. A Eucaristia é o testemunho do amor de Cristo. Ele o fez através do pão doado e do sangue derramado como alimento. Os cristãos reconhecem a presença do Senhor, reverenciam, adoram e o levam em procissão. Mas não se pode desvincular do mistério da Redenção. Moisés, no Sinai, fez o rito da aliança de Deus com o povo no sacrifício e na aspersão com o sangue que é símbolo de vida. E no rito, foi a mediação da aliança. O Sangue de Jesus sela a nova aliança de Deus com a humanidade. Na celebração continuamos esta aliança. 
2. O pão e o vinho faziam parte dos sacrifícios. A Ceia é um convívio que é sacrifício de comunhão. Participamos do Corpo e Sangue de Cristo que é Redenção. Entramos em comunhão com o Senhor, participando de sua vida, missão e projeto de partir e repartir para a vida do mundo. Fazemos a Páscoa com Jesus. Ele é a mediação permanente. 
3. A festa de Corpus Christi lembra-nos a preciosa presença de Jesus que nos faz possuir o gozo da divindade. Comungar a Eucaristia é fazê-la divina em nossas vidas através do sacrifício de Cristo continuado em nós. Comungando vivemos na mediação que Jesus realizou. 
Lanche para o coração
Lá no deserto, e faz tempo, com o povo de Deus saído do Egito, fizemos um compromisso: “Faremos tudo o que o Senhor disser!”. Selou-se a aliança com o sangue, isto é, comprometimento de vidas. Por isso Jesus usa o vinho para mostrar o sangue que nos une com Ele, no compromisso de vida. Jesus celebrou a ceia pascal com seus discípulos e nela instituiu a Eucaristia. Ele é o sacerdote que oferece o sacrifício do pão e do vinho e na Sexta-Feira Santa, se oferece em sacrifício no seu Corpo e Sangue. Une nossas vidas à dele. Na festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo) estamos voltados para a veneração e adoração pública do Corpo do Senhor. É bom estar sempre com o coração e os olhos voltados para o SSmo Sacramento. Mas o melhor é ter sempre maior consciência da presença de Cristo em nós pela comunhão e respeitá-lo presente no irmão. 
Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo(11.06.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário