sexta-feira, 31 de março de 2023

Beata Joana de Toulouse, Carmelita - 31 de março

Poucos elementos biográficos são conhecidos com certeza sobre Joana de Toulouse. Sua data de nascimento parece desconhecida, sua data de morte varia de fonte para fonte. Existem erros de impressão e/ou confusões em determinados sites que contêm biografias curtas. Para aumentar a confusão, em Toulouse, nesse período do século XIII, várias mulheres adotaram o mesmo nome de Joana de Toulouse.  Uma tradição indica que após a fundação de um mosteiro carmelita em Toulouse em 1240, Joana descobriu a espiritualidade carmelita. São Simão Stock (1), passando por Toulouse em 1264, a conheceu e aceitou seu pedido para seguir a regra do Carmelo, e assim ela se tornou a "primeira Carmelita da Ordem Terceira". Joana, permanecendo virgem, então se empenhou em seguir todos os requisitos da Regra do Carmelo. Ela vai em socorro da comunidade carmelita da cidade e atende os doentes e os pobres. Ela também encoraja os leigos de Toulouse a ajudar a servir e ajudar os pobres. Outra fonte faz dela a filha de Balduíno de Toulouse e Alix de Lautrec. Tendo seu pai sido assassinado por seu irmão, o Conde Raimundo VI de Toulouse, Joana, em reparação pelo crime de seu tio, teria sido enclausurada em uma pequena casa adjacente à catedral de Santo Estevão.

Através de uma pequena janela ela tinha uma visão do altar e adorava o Santíssimo Sacramento dia e noite. Ela viveu ali como reclusa até sua morte.  Segundo a fonte biográfica mais confiável, escrita pelo religioso carmelita Jean Bale, que visitou Toulouse em 1527, Joana vinha de uma família nobre do Reino de Navarra. Tendo uma grande devoção à Virgem Maria, Joana decidiu viver como reclusa perto do convento carmelita em Toulouse. Ela então escolheu viver em grande austeridade. “Ela gostava de conversar sobre assuntos espirituais com os jovens irmãos carmelitas e orava muito por eles, o que lhes trazia grande benefício espiritual”.  Joana de Toulouse não aparece na lista de santos da Ordem publicada por João Grossi (+1437), que era membro da província carmelita de Toulouse. É por isso que, tendo em conta os outros elementos bibliográficos conhecidos, Joana parece ter vivido no início do século XV, na melhor das hipóteses pouco antes (outro sítio do Carmelo propõe como data da morte "por volta de 1380"). Joana é citada ao mesmo tempo como terciária e como monja carmelita; não é de se excluir que tenha professado a regra carmelitana, como fizeram outras mulheres "conversas" suas contemporâneas.  Após sua morte, os fiéis atribuíram a sua intercessão numerosos milagres. Entre 1452 e 1474, o Arcebispo de Toulouse, Bernardo Yvest de Roserge (+1474), mandou exumar as suas relíquias e depositou-as numa urna, colocada na capela do convento carmelita da cidade., exumou o corpo de Joana colocando-o em uma urna que foi colocada em uma capela da igreja carmelitana da cidade. Na ocasião, concedeu uma indulgência de quarenta dias aqueles que visitassem as suas relíquias.  Em 1656, um convento espanhol solicitou algumas relíquias da Beata. O Prior Geral da Ordem, Henrique Silvio, aproveitou uma viagem à Espanha para levar-lhes o braço e a mão direita da santa. Escritos datados de 1688 indicam que nessa data também faltavam no ossuário de Toulouse a mão esquerda e alguns dentes.  Foram feitos reconhecimento de suas relíquias nos anos de 1616, 1656 e 1688. Depois da Revolução Francesa, durante a demolição da igreja carmelitana de Toulouse, em 1805, os restos de Joana foram encontrados em uma parede, junto com o documento de reconhecimento de 1688 (documentos colocados por ocasião do exame das relíquias realizado na sequência do processo de beatificação) e algumas orações que a Beata recitava habitualmente. Levados para a igreja metropolitana de Santo Estevão, os seus despojos foram sepultados na capela de São Vicente de Paulo, até que em 1895, por ocasião da beatificação, foi novamente exumado e colocado em um relicário de forma ogival.

Beatificação

Catedral de Sto Estevão
     O pedido de beatificação de Joana de Toulouse foi feito durante o Capítulo Geral da Ordem do Carmo em Nápoles em 1510. O exame foi aberto em 1616, depois relançado em 1656 e 1688.  A Beata Joana de Toulouse foi oficialmente beatificada por Leão XIII em 1895.

O culto da bem-aventurada 

    Após sua morte, vários milagres foram atribuídos a ela por seus contemporâneos. Seu culto foi oficialmente autorizado em meados do século XV pelo bispo Bernardo du Rosier.  A sua memória é celebrada no dia 31 de março, ao mesmo tempo que Ana de Toulouse, também freira de clausura ligada ao Carmelo e que viveu reclusa no mesmo período que Joana. Considerada santa e celebrada na Ordem do Carmelo antes de sua beatificação, a última reforma litúrgica retirou sua festa do calendário dos santos da Ordem do Carmelo.(¹) São Simão Stock, comemorado dia 16 de maio. Era natural do condado de Kent, Inglaterra. Geral da Ordem do Carmo, recebeu da Santíssima Virgem o Escapulário com a promessa de que quem com ele piedosamente morresse não padeceria as penas do inferno. Em 1264, ele presidiu ao Capítulo Geral em Toulouse, França. Faleceu em 1265 na cidade de Bordeaux, França, onde até hoje se encontram seus restos mortais.  

http://coisasdesantos.blogspot.com/2018/03/31-de-marco-beata-joana-de-toulouse.html
https://fr.wikipedia.org/wiki/Jeanne_de_Toulouse_(carm%C3%A9lite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário