terça-feira, 28 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 28 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 8,21-30. 
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde Eu vou». Diziam então os judeus: «Irá Ele matar-Se? Será por isso que Ele afirma: "Vós não podeis ir para onde Eu vou"?». Mas Jesus continuou, dizendo: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Ora, Eu disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditardes que Eu sou, morrereis nos vossos pecados». Então perguntaram-Lhe: «Quem és Tu?». Respondeu-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que vos digo. Tenho muito que dizer e julgar a respeito de vós. Mas Aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu comunico ao mundo o que Lhe ouvi». Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes então Jesus: «Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que Eu sou e que por Mim nada faço, mas falo como o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo: não Me deixou só, porque Eu faço sempre o que é do seu agrado». Enquanto Jesus dizia estas palavras, muitos acreditaram nele. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João Crisóstomo(345-407) 
Presbítero de Antioquia, 
bispo de Constantinopla, doutor da Igreja 
Catequeses baptismais, n.° 3, 16ss. 
«Quando levantardes o Filho do homem, 
então sabereis que Eu sou» 
Queres saber que força se esconde no sangue de Cristo? Vê de onde foi que ele começou a correr e qual é a sua origem: vem da cruz, do lado do Senhor. Estando Jesus já morto, diz o evangelho, mas ainda suspenso da cruz, veio um soldado «e abriu-Lhe o lado com um golpe de lança, e dele saiu sangue e água» (Jo 19,33-34). Esta água era o símbolo do batismo, o sangue, o símbolo dos mistérios eucarísticos. Foi, pois, um soldado que Lhe abriu o lado, perfurando a muralha do Templo santo; e eu encontrei este tesouro, e fiz dele a minha fortuna. «E dele saiu sangue e água». Não passes com indiferença por este mistério. Já te disse que esta água e este sangue são símbolo do batismo e do mistério eucarístico. Ora, a Igreja nasceu destes dois sacramentos: deste banho do renascimento e da renovação no Espírito, ou seja, do batismo, e do mistério. Mas os sinais do batismo e do mistério saíram do lado de Cristo; consequentemente, Cristo constituiu a Igreja a partir do seu lado, tal como formara Eva a partir do lado de Adão (cf Gn 2,22). É por isso que Paulo afirma que somos da sua carne e dos seus ossos (cf At 17,29; Gn 2, 23), designando desse modo o lado do Senhor. Com efeito, assim como o Senhor tomou carne do lado de Adão para formar a mulher, assim também Cristo nos deu o sangue e a água do seu lado para formar a Igreja. E, assim como retirou a carne do lado de Adão enquanto este dormia, assim também nos deu o sangue e a água depois da sua morte, porque desde agora a morte é um simples sono. Vistes como foi que Cristo Se uniu à sua esposa? Vistes que alimento nos dá a todos? Foi deste alimento que nascemos, é com ele que nos alimentamos. Assim como a mulher gera os filhos do seu próprio sangue e os alimenta com o seu leite, assim também Cristo alimenta constantemente com o seu sangue aqueles que gerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário