sábado, 25 de março de 2023

SANTA LÚCIA FILIPPÍNI, VIRGEM, FUNDADORA DAS PIEDOSAS MESTRAS

Ficando órfã, em tenra idade, Lúcia apegou-se ao Senhor que a encaminhou para o mosteiro de Santa Clara, em Montefiascone. Dedicando-se ao apostolado catequético, comprometeu-se em promover a educação das meninas pobres, fundando o Instituto das Mestras Pias Filippini. Lúcia faleceu em 1732.
(*)Tarquínia, 13 de janeiro de 1672 
(+) 25 de março de 1732 
Órfã desde tenra idade, Lúcia agarrou-se ao Senhor que a chama a entrar no mosteiro de Santa Chiara, em Montefiascone. Dedicada ao apostolado catequético, comprometeu-se a promover a educação das meninas pobres e fundou o Instituto dos Pios Professores dos Filippini. Morreu em 1732. 
Etimologia: Lucia = brilhante, brilhante, do latim 
Emblema: Lily 
Martirológio Romano: Perto de Montefiascone no Lácio, Santa Lúcia Filippini, fundadora do Instituto de Professores Pios para a promoção da educação cristã de meninas e mulheres, especialmente os pobres. 
Ela nasceu em 13 de janeiro de 1672 em Tarquínia. Seus pais eram de uma família honesta e honrada; Mas sua vida logo foi marcada pela dor. Os beijos e carícias maternais, que são sempre generosamente esbanjados em torno de um berço, logo cessaram, porque, quando Lucia contou apenas onze meses e alguns dias, sua mãe foi arrancada da terra com a idade fria de 27 anos. Alguns anos depois, seu pai também morreu.
A nossa Santa, destas dolorosas perdas, tomou a razão para se separar cada vez mais da terra, agarrar-se mais fortemente a Deus e entregar-se à compra das mais belas virtudes. Modesta igualmente por dentro e por fora, ela evitava as amizades de maus companheiros que envenenavam almas inocentes com seus vícios e se protegia da vaidade. A bondade, a franqueza de seu coração, a própria picada do infortúnio, a levaram a buscar o país e a se alegrar apenas com Deus. Tudo lhe falava de Deus: o céu, o mar, o campo da própria Tarquínia. Ainda jovem valorizou o apostolado catequético: e foi para esta missão, num quadro mais amplo, que a Divina Providência a chamou. Aos 16 anos, teve um encontro muito feliz com o Cardeal Barbarigo e, tendo recebido esclarecimentos e conselhos dele, decidiu entrar no mosteiro de S. Chiara em Montefiascone. Este era o ginásio onde ele treinava. Iluminar inteligências e elevar corações era seu nobre ideal. Primeiro no círculo íntimo do claustro, depois, com a ajuda do Cardeal Barbarigo, atrás das normas da Beata Rosa Venerini e com a colaboração de uma piedosa senhora, realizou o seu desígnio apostólico, dando origem ao benéfico e nunca suficientemente elogiado ministério educativo das irmãs que, a partir da sua mãe, se chamavam "Maestre Pie Filippini". Logo Rosa Venerini faleceu, e Lúcia sozinha continuou o trabalho. Ele abriu várias escolas em Montefiascone, estendeu os institutos para Roma e outros centros da Itália, e estabeleceu vários no exterior, particularmente na América do Norte, onde ainda trabalham com grandes frutos. Desgastada pelo cansaço, rica em méritos, morreu docemente em 25 de março de 1732. Em 1926, o Sumo Pontífice Pio XI contou-a entre os Beatos e, a 22 de Junho de 1930, inscreveu-a no catálogo das Santas Virgens. 
Autor: Antonio Galuzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário