sexta-feira, 24 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 24 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 7,1-2.10.25-30. 
Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». Então, em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque dele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Orígenes (185-253) presbítero, teólogo 
Comentário de S. João, 19,12; PG 14, 548 
«Ninguém Lhe deitou a mão, 
porque ainda não chegara a sua hora» 
Procurar Jesus é quase sempre um bem, pois é a mesma coisa que procurar o Verbo, a verdade e a sabedoria. Mas dir-me-eis que as palavras «procurar Jesus» são por vezes pronunciadas a respeito de quem Lhe quer mal. Por exemplo: «Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora». Ele sabe de quem Se afasta e perto de quem permanece, sem no entanto Se deixar encontrar, para que, procurando-O, O encontremos no tempo favorável. O apóstolo Paulo diz aos que ainda não possuem Jesus e ainda não O contemplaram: «Não digas no teu coração: “Quem subirá ao céu?” Seria para fazer com que Cristo descesse. Nem digas: “Quem descerá ao abismo?” Seria para fazer com que Cristo subisse de entre os mortos. Que diz a Escritura, afinal? “É junto de ti que está a palavra: na tua boca e no teu coração”» (Rom 10,6-8). Quando, no seu amor pelos homens, o Salvador diz: «Haveis de procurar-Me» (Jo 8,21), faz entrever as coisas do Reino de Deus, para que aqueles que O procuram não O busquem fora de si próprios, dizendo: «“Ei-lo aqui” ou “Ei-lo ali”», pois o Evangelho diz: «O Reino de Deus está entre vós» (Lc 17,21). Enquanto guardarmos a semente da verdade depositada na nossa alma e os seus mandamentos, o Verbo não Se afastará de nós. Mas, se o mal alastrar em nós e nos corromper, Jesus dir-nos-á: «Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado» (Jo 8,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário