quinta-feira, 30 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 30 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 8,51-59. 
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: "Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte". Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: "É o nosso Deus". Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, Eu sou». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do Templo. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cesário de Arles(470-543) 
Monge, bispo 
Homilia 83 
«Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia» 
Onde decorreu o encontro [de Abraão com os três visitantes]? «Junto ao carvalho de Mambré», palavra que significa visão ou perspicácia. Vede bem em que sítios o Senhor combina os seus encontros! Pois não é verdade que as qualidades de perspicácia e clarividência de Abraão agradaram ao Senhor? Que ele tinha pureza de coração, o que lhe permitiu ver a Deus (cf Mt 5,8)? É em lugares assim e em corações assim que o Senhor reúne os seus convivas! No Evangelho, o Senhor refere aos judeus este encontro, dizendo-lhes: «Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». «Viu-o», diz, porque Abraão reconheceu o mistério da Santíssima Trindade: viu o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos dias da sua vida, e as três Pessoas no mesmo dia, uma vez que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um só e o mesmo Deus. Com efeito, cada um deles é Deus na totalidade, e todos juntos também o são. Não será, pois, difícil discernir o Pai, o Filho e o Espírito Santo nas três medidas de farinha que Sara foi buscar para eles, pois há nelas unidade de substância. Mas podemos ver Sara a outra luz, como figura da Igreja, e, nesse caso, as três medidas de farinha são a fé, a esperança e a caridade. Com efeito, estas virtudes são os frutos da Igreja universal, e quantos as tiverem no coração podem ter a certeza de possuir nele a Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário