sexta-feira, 31 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 31 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 10,31-42.
Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus. Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?». Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar. É por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: "Eu disse: vós sois deuses"? Se a Lei chama "deuses" a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: "Estás a blasfemar", por Eu ter dito: "Sou Filho de Deus"? Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas, se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-lo, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar, e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cirilo de Jerusalém(313-350) 
Bispo de Jerusalém, doutor da Igreja 
 Catequese batismal, n.º 4, 7 
Crê no Filho de Deus! 
Crê no Filho de Deus, o único, Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus gerado de Deus, vida gerada da vida, luz gerada da luz, semelhante em tudo Àquele que O gerou; Ele que não adquiriu o ser no tempo, mas antes de todos os séculos, que foi gerado pelo Pai eternamente e sem falhas; que é Sabedoria, Poder e Justiça subsistente de Deus; que está sentado à direita do Pai desde antes de todos os séculos. Não foi depois da Paixão, ao contrário do que afirmam alguns, que, coroado por Deus em razão da sua paciência, por assim dizer, Ele recebeu o trono colocado à direita do Pai; não, Ele possui a dignidade real desde que existe (ora, Ele foi gerado desde toda a eternidade), sentado no trono com o Pai, pois é, como se disse, Deus, Sabedoria e Força, exercendo a realeza com o Pai e sendo, pelo Pai, autor de todas as coisas. Nada falta à sua dignidade para ser divina: Ele conhece Aquele que O gerou tal como é conhecido por Aquele que O gerou; em suma, recorda o que está escrito no Evangelho: «Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho» (Mt 11,27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário