quarta-feira, 29 de março de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus dormia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Jesus tem poder
 
Marcos escreve seu Evangelho para uma comunidade muito concreta que passava dificuldades e se sentia perdida por não ter mais a presença visível de Jesus e em seu meio como fora antes de sua morte. Tinha a sensação de que Jesus dormia, deixando os discípulos na angústia no meio da tempestade. Marcos alerta que Ele está presente e domina sobre a tempestade como proclama Jó (Jo 38,8-10). São estimulados a ter confiança pois têm Jesus consigo. As dificuldades que passam já estavam previstas por Jesus: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (Jo 15,20). A perseguição é saudável para a comunidade: purifica e fortalece: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10). Os cristãos passam por muitas dificuldades e incompreensões. Por que há tanta implicância com tudo o que se refere à Igreja católica, Papa, padres errados, doutrina etc...? Outros fazem o que querem e não se fala. O motivo é a oposição a Jesus e a seu Evangelho. Não há o que temer. O Reino é maior que todos os males. O perigo é quando não há oposição. Pode significar que estamos compactuando com o mal. Dentro da tempestade é preciso ter consciência da presença de Jesus e de que Ele tem poder. Os discípulos dizem: “Quem é este a quem o mar e o vento obedecem?” (Mc 4,41). O conhecimento de Jesus pela fé, revela-nos seu poder. Ele não abandona seus queridos, apenas pede que tenham fé: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40). Fé não é pulo no escuro, é salto no coração de Deus. Paulo diz: “Sei em que acreditei!” (2Tm 1,12). 
Sofre as demoras de Deus 
A Palavra nos ilumina sobre o sofrimento: “Filho, se pretendes servir ao Senhor, permanece firme na justiça e no temor e prepara-te para a provação...suporta as demoras de Deus ... Aceita tudo o que te acontece e permanece firme na dor e paciente em tua humilhação porque com o fogo se provam o ouro e a prata. E os eleitos no cadinho da humilhação” (Eclo 2,1-5). Jesus parece dormir. Nesta situação muitos perdem a resistência e se deixam levar para outros caminhos. Não que Deus demore, prove no fogo, mas é como se fosse. É o momento da fé pura e do maior crescimento humano-espiritual: crer sem ver. A comunidade é chamada a manter-se firme na provação. Vemos quanto tem acontecido à Igreja. E ela sai vencedora. Jesus sente essa ausência de Deus e gritou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Sl 22,1). Este foi o momento em que realizou a redenção da humanidade, pois disse também “Em vossas mãos entrego o meu espírito” (Jo 19,30). 
Dominando a tempestade 
Lembremo-nos que o domínio da tempestade que nos assola por dentro e por fora está em ser “uma nova criatura, pois está em Cristo” (2Cor 5,17). Nas tempestades da comunidade, Jesus não está dormindo. É preciso fortalecer a fé, e não deixar adormecida a esperança e impotente o amor. Na dificuldade temos que ter confiança e exercitar o amor, pois o “amor de Cristo nos pressiona pois Ele morreu por todos para que ninguém viva para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou” (2Cor, 5,14-15). 
Leituras:Jo 381.8-11; Salmo 106; 
Coríntios 5,14-17; Marcos 4, 35-41 
1. Marcos escreve seu Evangelho para uma comunidade que passava dificuldades e se sentia sem Jesus. Jesus dormia no meio da tempestade. A tempestade acalmada é o sinal do poder de Jesus que atua sobre a comunidade. Jesus já previra as perseguições. Quando o cristão ou a Igreja são perseguidos é porque querem perseguir Jesus. É preciso ter fé na presença e no poder de Jesus. 
2. Pessoalmente passamos por momentos nos quais há grande ausência de Deus. Somos aconselhados a permanecer firmes e suportar as demoras de Deus. Este é o momento da fé pura e do crescimento espiritual: crer sem ver. Jesus passou por isso. 
3. Paulo nos ensina que para dominar a tempestade é preciso ser nova criatura que está em Cristo. Nas dificuldades devemos fortalecer a fé, a esperança e o amor.
Jesus é dorminhoco
Imaginemos a cena: uma tempestade de arrebentar. E Jesus dormindo largado sobre um travesseiro. Dorminhoco?! Os discípulos dizem: ‘Não tem dó de nós?’ Por que Jesus dormia? Devia estar com sono. Ou sabia viver dentro do perigo ou queria demonstrar que, com Ele, não há tempestade. Jesus se levanta e silencia as ondas e o vento. Poderoso, Ele! Está a indicar que Deus tem poder, mesmo quando não se manifesta. Deus adormecido. Este é um de nossos problemas mal colocados. Não é que Deus dorme. Somos nós que perdemos a confiança nas dificuldades. Por que arrancar os cabelos, quando é careca? Deus sabe que nós temos força. Basta não perder a esperança. Mesmo no meio da tempestade da vida, podemos continuar caminhando. 
Homilia do 12° Domingo Comum(21.06.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário