segunda-feira, 27 de março de 2023

REFLETINDO A PALAVRA -“Um Reino que cresce”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
O Reino é força de Deus
 
É belo ver Jesus usando as plantas, os grãos, o fermento, as flores e as coisas da vida do povo para explicar os mistérios do Reino de Deus. É bem verdade que, para falar simples e profundo, é preciso muita sabedoria. O popular está um passo além da ciência. E nós somos complicados para explicar as coisas de Deus. “Jesus anunciava o Reino usando muitas parábolas, conforme eles podiam compreender... quando estava em casa sozinho com os discípulos explicava tudo” (Mc 4,33-34). Jesus, explica como cresce o Reino e sua força de crescimento que possui. O próprio Jesus é o exemplo desse crescimento. Ele é a sementinha que Deus plantou e tinha tudo para não dar em nada. Com sua morte, se creu que tinha sido abafado com a pedra que fechou a sepultura. A força de Deus ressuscita-o como o grão que, morto, produz vida e cresce. Como aconteceu com Ele, acontece com o Reino. A finalidade destas parábolas sobre a força de crescimento do Reino é o conforto aos discípulos que se sentiam fracos diante das oposições. Nós também, vendo as oposições e as perseguições que a Igreja sofre, a fragilidade das instituições, pensamos que vai tudo água abaixo. Pela parábola aprendemos a não temer, pois o Reino tem a força em si, não nas instituições.. Para nascer, a semente tem a força. Por menor que seja a semente, ela tem a energia para o crescimento. Árvores imensas nascem de uma sementinha minúscula. Assim é o Reino. Tudo que é do Reino tem a força para crescer. Não somos nós que fazemos essa semente crescer. Podemos colaborar para o crescimento, como nos ensina outra parábola: semear em terra boa, produz muito fruto (Lc 8,8). A nós compete também semear e deixar a semente crescer. Os inícios são difíceis. “Não tenhais medo pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai, dar-vos o Reino” (Lc 12,32). 
O justo crescerá como a palmeira (Sl 92,1) 
Paulo escreve aos Coríntios: “Caminhamos na fé e não na visão clara” (2Cor 5,7). Refletimos sobre a fragilidade do Reino e sua força de crescimento.; Quanto toca a nós, exigimos de Deus clareza e solução imediata para nossas situações. É certo que a fé nos dá a certeza de termos o que esperamos e dá o conhecimento das realidades que não vemos (Hb 11,1). Contudo, sentimos “o peso do dia e o calor do sol (Mt 20,12)”. Isso nos assusta. Não vemos a ação da graça de Deus em nós. Fazemos tanto esforço e não vemos os resultados. Mas o Reino de Deus em nós age do mesmo modo como Jesus explica. Crescemos e não vemos. Contudo, temos uma força que supera nossas condições. É o Reino. 
Reino de Deus e as incertezas 
Somos frágeis e, às vezes, parece que tudo conspira contra nós e contra a Igreja. Ficamos, como o povo de Deus na história de suas fraquezas e derrotas, sem saber o que pensar (Sl 74,9). Não vemos saída. Aqui interpretamos esta parábola para nossa vida: Não sabemos nem como nem quando Deus age. Mas Ele age. Tudo tem solução. Para Jesus foi assim. O final foi a morte. Mas não era o fim, pois ela lhe traria a ressurreição. A fraqueza e a incerteza nos fazem fortes. Jesus não nos abandonou indo para o Céu. Deixou-nos, mas enviou o Espírito Santo (Jo 16,7). Lembremo-nos que Jesus dormia e a barca naufragava (Mt 8,24). Ele, contudo, estava ali. A fé nos faz fortes nos embates da vida. 
Leituras:Ezequiel 17,22-24; 
Salmo 91; 
2 Cor 5,6-10; Marcos 4,26-34. 
1. Jesus anunciava o Reino usando as imagens das plantas, das flores e da vida do povo. Para explicar que o Reino tem a força em si mesmo e cresce sem a gente saber como, Jesus usa a imagem da semente. Não depende de nós. Nossa colaboração está em acolher. Por isso não é necessário sentir medo diante da fragilidade. Em Jesus aconteceu assim também. A comunidade passou por dificuldades, por isso Marcos a anima. 
2. A parábola orienta nossa vida. O Reino é frágil, mas tem força de crescimento. Deus age, mesmo quando não vemos. Ele cresce em nós e no mundo sem que vejamos. Temos uma força que supera nossas condições. É o Reino. 
3. Somos frágeis e tudo parece conspirar contra nós e a Igreja. Assim foi com o povo de Deus. Interpretamos a parábola em nossa vida. Não sabemos como Deus age, mas Ele age. Tudo tem solução. A fraqueza e a incerteza nos fazem fortes. Jesus não nos abandonou quando foi para o Céu. A barca balança, mas Ele está ali. 
Eu tenho a força 
Jesus dava seus ensinamentos através das parábolas, isto é, comparações. Usava a linguagem do povo. O povo vibrava com sua doutrina, pois falava a partir da vida. No evangelho de hoje Jesus explica a realidade fundamental de sua missão e de seu ensinamento: o Reino de Deus. Responde à questão como cresce o Reino de Deus e de onde tira a força. Deus quer e faz. O Reino cresce como uma semente. O agricultor coloca na terra, cobre e não sabe como ela manda para fora uma planta. Como foi isso? A gente não sabe. Deus o faz. O Reino cresce no mundo sem a gente entender como. E a força de vida que possui? Não entendemos. O Reino é uma sementinha que é plantada e com uma força que tem dentro de si cresce muito. O exemplo pode ser o eucalipto: a semente é um pozinho. E se torna uma árvore imensa. Assim é o Reino: tem uma força interior que depende de Deus. Temos que acreditar, pois Deus age. 
Homilia do 11° Domingo Comum(14.06.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário