sábado, 25 de maio de 2019

EVANGELHO DO DIA 25 DE MAIO

Evangelho segundo São João 15,18-21. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cromácio de Aquileia(?-407) 
bispo Sermão 19, 1-3; SC 164 
«O servo não é mais do que o seu senhor» 
«Despiram-n'O e envolveram-n'O num manto escarlate. Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-Lha na cabeça» (Mt 27,28-29). Foi como rei que Cristo foi revestido duma túnica vermelha, e como príncipe dos mártires, [...] porque resplandece com o seu sangue sagrado de precioso escarlate. Foi como vencedor que Ele recebeu a coroa, pois é normalmente ao vencedor que se entrega uma coroa. [...] A túnica vermelha é um símbolo da Igreja, que, permanecendo com Cristo Rei, brilha com glória régia; daí o título de «reino» que João lhe atribui no Apocalipse (1,6). [...] Com efeito, o tecido púrpura é uma coisa preciosa e própria da realeza. Embora seja um produto natural, a sua qualidade altera-se quando é mergulhado no banho de tingimento, e muda de aspeto; [...] não tendo valor por si mesmo, essa transformação torna-o precioso. O mesmo se passa connosco: sendo destituídos de valor por nós próprios, a graça transforma-nos e dá-nos valor, quando [no batismo] somos mergulhados por três vezes, como o tecido púrpura, no escarlate espiritual que é o mistério da Trindade. [...] O manto vermelho é também símbolo da glória dos mártires, uma vez que, tingidos com o seu próprio sangue derramado, ornamentados com o sangue do martírio, brilham em Cristo como preciosa túnica escarlate. A Lei prescrevia que se oferecessem tecidos escarlate para ornamentar o tabernáculo de Deus (Ex 25,4); ora, os mártires são ornamentos da Igreja de Cristo. [...] A coroa de espinhos que colocaram na cabeça do Senhor é o símbolo da nossa união, nós que, vindos das diferentes nações, chegámos à fé. Não éramos senão espinhos, isto é, pecadores; mas, acreditando em Cristo, tornámo-nos coroa de justiça, porque deixámos de ferir e picar o Salvador e coroámos a sua cabeça com a confissão da nossa fé. [...] Sim, antes éramos espinhos, mas [...] tornámo-nos pedras preciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário