quinta-feira, 23 de maio de 2019

EVANGELHO DO DIA 23 DE MAIO

Evangelho segundo São João 15,9-11. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Tomás de Celano(c.1190-c.1260) 
biógrafo de São Francisco e de Santa Clara 
Vita Secunda de São Francisco,§§125 e 127
«Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós» 
São Francisco afirmava: «A melhor defesa contra todas as maquinações e ardis do inimigo continua a ser o espírito da alegria. O diabo nunca fica tão contente como quando consegue arrebatar a alegria à alma de um servo de Deus. Ele tem sempre uma reserva de poeira que sopra para a consciência por um qualquer orifício, para tornar opaco o que é límpido; mas em vão tenta introduzir o seu veneno mortal num coração cheio de alegria. Os demónios nada podem contra um servo de Cristo que encontram repleto de santa alegria; pelo contrário, uma alma desgostosa, melancólica e deprimida facilmente se deixa submergir pela tristeza ou absorver por prazeres enganosos.» Era por isso que ele se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44,8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela começava a infiltrar-se na sua alma, recorria imediatamente à oração. «À primeira perturbação», dizia, «o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo» (Sl 50,14). [...] Com os meus próprios olhos o vi eu por vezes apanhar do chão um pedaço de madeira, colocá-lo sobre o braço esquerdo e raspá-lo com um pau como se tocasse com o arco na viola: fazia de conta que acompanhava [com música] os louvores que cantava ao Senhor em francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário