segunda-feira, 27 de maio de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Tua fé te salvou”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA-REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
Agradecer é sinal da fé 
Em seu caminho para Jerusalém Jesus instrui seus discípulos. Na cura dos dez leprosos ensina sobre milagre e sua presença na obra da Redenção. O milagre é o anúncio da inauguração do Reino de Deus: “Se é pelo dedo de Deus que expulso demônios, então, com toda certeza é chegado a vós o Reino de Deus (Lc 11,20). Mas é também um momento da fé em Jesus como Salvador, não somente como curador. Como vimos no evangelho do 27º domingo comum, a fé tem uma força transformante e nos põe a serviço do Reino na gratuidade do dom que nos foi feito. O texto que narra a cura dos 10 leprosos ensina que a fé não é somente crer e receber um “milagre”, mas colocar-se em relacionamento com Deus em Cristo. Jesus, ao fazer o milagre, espera que haja uma mudança no coração. Dez foram curados. Somente um veio louvando a Deus e agradecendo. Jesus reclama com certa dor: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” (Lc 17,17-18). Os outros foram apresentar-se aos sacerdotes responsáveis para o atestado de cura da lepra. Assim eram reintegrados na comunidade para todos os efeitos. Estavam puros. Por que essa atitude de Jesus? A cura que Ele realiza é para provocar a fé Nele como Salvador. A fé se desenvolveu no samaritano e o levou a Jesus e, por Ele, à glorificação do Pai. Jesus lhe diz: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou” (19). Foi o mesmo gesto do general sírio leproso depois de sua cura: “Teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor” (2 Rs 5,17). O milagre conduz ao louvor que é o reconhecimento de Deus. 
A salvação dos povos pela fé 
A fé que Jesus exige é exemplificada na cura de Naamã, general sírio. O profeta manda que se lave sete vezes no rio Jordão. O número sete quer dizer uma ação completa. Naamã muda sua mentalidade. Quer viver uma fé pura, por isso leva terra de Israel para celebrar sobre ela. Devemos fazer um culto puro. Louvar é sair de si e aceitar Deus como origem de todos os bens. O agradecimento é fundamental para a fé. Agradecer é tomar as atitudes de Jesus para com seu Pai. Essa é a salvação que queremos anunciar aos povos. E que seja pura, isenta de nossos egoísmos que se tornam vícios do poder, do prazer e do ter, expressões da idolatria. Os outros nove cumpriram a lei do reconhecimento da cura e se foram. Não se voltaram para Deus. Preocuparam-se somente com os ritos a serem cumpridos. É chocante ver como Deus faz tantos milagres e a fé das pessoas não cresce. Foram curados, mas não salvos. Jesus afirma: “Tua fé te salvou”. Por isso é necessário o banho purificador da fé. 
A Palavra não está algemada 
O ministério de Paulo está voltado para o anúncio de Cristo Ressuscitado. Essa pregação foi causa de suas prisões, como fosse um malfeitor (2Tm 2,8-9). A fé em Cristo Ressuscitado é a purificação total daquele que crê. Ela nos coloca em atitude de culto a Deus pelo agradecimento do grande benefício da Redenção. Deus é sempre fiel. A fidelidade Divina exige a correspondência da fé. Deus é fiel. Nós também podemos ser. Esse é o milagre que agradecemos. “Com Ele morremos, com Ele viveremos. Se com Ele ficamos firmes, com Ele reinaremos. Se nós O negamos, também Ele nos negará. Se lhe somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2,11-13). Paulo, mesmo prisioneiro, anuncia a fé, pois a palavra não está algemada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário