terça-feira, 31 de março de 2015

Santo Acácio, bispo, +250

Santo Acácio, cognominado Agatangelo, isto é, bom Anjo, viveu como bispo de Antioquia quando Décio era imperador romano. Em Antioquia existiam muitos Marcionitas, que abandonaram a religião, quando os católicos guiados pelo bispo, ficaram firmes na fé. O próprio bispo, por motivos de religião, foi citado perante o tribunal de Marciano. Este lhe disse: 
- " Tens a felicidade de viver sob a proteção das leis romanas. Convém, pois, que honres e veneres os nossos príncipes, nossos defensores". 
Acácio respondeu-lhe: 
-"Quem poderá ter nisso mais interesse que os cristãos, e por quem o imperador é mais amado, senão por eles? É a nossa oração constante, que tenha longa vida aqui no mundo, governe com justiça os povos e lhe seja conservada a paz; nós rezamos pela salvação dos soldados e de todas as classes do império". 
CONTINUA EM MAIS INFORMAÇÕES:

Marciano: 
- "Tudo isto é muito louvável, mas para dar ao imperador uma prova de submissão, vem comigo e oferece o sacrifício aos deuses". 
Acácio: 
-"Já te disse que faço oração ao supremo Deus pelo imperador; mas criatura nenhuma poderá exigir de nós que sacrifiquemos a outros deuses". 
Marciano interrogou-o : 
-"Dize-me, pois, a que Deus adoras, para que possamos acompanhar-te em tuas orações". 
Acácio: 
-"Oxalá o conheças!" 
Marciano: 
- "Que nome tem ele?" 
Acácio: 
-"É o Deus de Abraão, Isaac e Jacó" 
Marciano: 
-"São deuses também?" 
Acácio: 
-"Não são deuses, mas homens a quem Deus se comunicou. Há um só Deus a quem é devida toda a oração". 
Marciano: 
- "Afinal, quem é esse Deus?" 
Acácio: 
-"É o Altíssimo, que tem seu trono sobre Querubins e Serafins" 
Marciano: 
-"Que coisa é Serafim? " 
Acácio: 
-"Um mensageiro do altíssimo e príncipe dos mais distintos da corte celestial" . 
Marciano: 
-"Deixa de contar-nos as tuas fantasias. Abandona aqueles seres invisíveis e adora os deuses visíveis".
Acácio: 
-"Dize-me que deuses são" 
Marciano: 
-"É Apolo, o salvador dos homens, que nos defende contra a peste e a fome, que ilumina e governa o mundo" 
Acácio: 
-"Eu adorar a Apolo, que não pode salvar-se a si mesmo;a Apolo, cujas paixões inconfessáveis são conhecidas por Dafne e Narciso; a Apolo que, como um companheiro de Neptuno, trabalhou como pedreiro, para ganhar pão; eu adorar a Apolo? Pelo mesmo motivo podia queimar incenso a Esculápio, vítima do assassino Júpiter, à lúbrica Venus e a outros aventureiros do vosso culto. Isto eu nunca farei, embora me custe a vida . Como poderia adorar divindades, cuja imitação é uma vergonha e cujos imitadores são punidos pela lei?" 
Marciano: 
-"Sei que vós cristãos, injuriais os nossos deuses. Por isso eu te ordeno que me acompanhes ao banquete, que será dado em homenagem a Júpiter e Juno"
Acácio: 
-"Poderia eu adorar um homem , cujo túmulo ainda existe na ilha de Creta? Por acaso ressuscitou?" 
Marciano: 
-"Basta de palavras: escolhe entre o sacrifício ou a morte" 
Acácio: 
-"Esta é a linguagem dos saltadores na Dalmácia: a bolsa ou a vida! Nada. Nada receio; se fosse eu um adúltero, salteador ou ladrão, eu mesmo me julgaria; se, porém, me condenam por ter adorado o Deus vivo e verdadeiro, a injustiça está do lado do juiz". 
Marciano: 
-"Tenho ordem de obrigar-te ao sacrifício ou punir a tua desobediência" 
Acácio: 
- "Ordem minha é não negar a Deus; devo obedecer ao Deus poderoso e eterno que disse que negará perante seu Pai àquele que O negar diante dos homens"
Marciano: 
-"Estás confessando o erro da tua seita, em dizer que Deus tem um filho". 
Acácio: 
-"Sem dúvida, que tem". 
-Marciano: 
-"Quem é este Filho de Deus?" 
Acácio: 
-"A palavra da verdade e da graça". 
Marciano: 
-"Este é seu nome?" 
Acácio: 
- "Não me perguntes pelo seu nome, mas quem era"
Marciano: 
-"Qual é pois seu nome?" 
Acácio: 
-"Jesus Cristo". 
Marciano: 
-"De que esposa teve Deus este filho?" 
Acácio: 
-"Deus tem seu filho, não de maneira humana, gerado de mulher; pois o primeiro homem foi criado por suas mãos. Do barro da terra formou o corpo humano e deu-lhe um espírito. O Filho de Deus, o Verbo da Verdade, saiu do coração de Deus, como está escrito: meu coração produziu boa palavra". (S. 44,1). 
Marciano insistiu que sacrificasse aos deuses e imitasse os exemplos dos Montanitas, dando assim um bom exemplo de obediência. Acácio, porém, respondeu: 
-"O povo obedece a Deus e não a mim" 
Marciano: 
-"Dize-me os nomes daqueles que compõem o teu povo" 
Acácio: 
-"Estão escritos no livro da vida" 
Marciano: 
-"Onde estão os feiticeiros teus companheiros e pregadores de nova doutrina?" 
Acácio: 
-"Ninguém condena a feitiçaria mais do que nós a condenamos" 
Marciano: 
-"Esta nova religião, que introduzís, é feitiçaria" 
Acácio: 
-"É feitiçaria atirar ao chão ídolos feitos por mão humana? Nós só tememos aquele, que é Senhor do Universo, que nos ama como um Pai, que como Pastor misericordioso, nos salvou da morte e do inferno".
Marciano: 
-"Dize-me os nomes que te pedi, se quiseres poupar-te aos tormentos". 
Acácio: 
-"Aqui estou diante do tribunal. Desejas saber o meu nome e dos meus companheiros. Como vencerás os outros, se eu sozinho te envergonho? Pois seja feita a tua vontade. Eu me chamo Acácio, ou Agatangelo, e com este nome sou mais conhecido. Meus companheiros são Piso, bispo de Tróia e o sacerdote Menandro. Agora faze o que entenderes" 
Marciano: 
-"Hás de ficar preso, até que o imperador tenha tomado conhecimento do teu processo". 
Décio ficou comovido pela leitura das atas e concedeu a Acácio plena liberdade no exercício da religião. Ignora-se a data da morte do Santo. Os gregos, egípcios e todas as Igrejas do Oriente celebram a sua festa no dia 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário