terça-feira, 24 de março de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Repletos de dons do Espírito”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
235. Dons para servir
            A vivência do sacramento da Crisma acompanha a ação generosa do Espírito Santo em nós. Dele recebemos os dons, como podemos ler na 1ª Carta de Paulo aos Coríntios: “A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum” (12.7). Paulo cita diversos dons e complementa: “Mas, isso tudo é o mesmo Espírito que o realiza distribuindo a cada um os seus dons, como lhe apraz. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo” (1ª Cor 12,11-12). Os dons do Espírito são para o bem comum. Todos recebem mas ninguém ganha um dom para uso exclusivo. O dom não é para si,  mas para dar vida a todo o corpo. Fazendo a comparação da comunidade com o corpo humano, Paulo (1Cor 12,1-30) explica que somos o Corpo de Cristo. Mesmo sendo muitos, formamos um só corpo. Todos bebem de um só Espírito. Cada um pertence ao corpo como qualquer outro membro e todos têm a mesma importância, e se colocam a serviço de todo o Corpo, que é o Corpo de Cristo. Os dons pessoais dados pelo Espírito são a força de Deus em nós agindo para o bem dos outros. Nenhum membro pode dispensar o outro. E Paulo resume todos os dons no amor como lemos no hino à caridade, (1Cor 13,1-13) que é o dom fundamental, uma vez que o Espírito é o Espírito de Amor.
236. Rios de água Viva
            O Espírito é o amor entre o Pai e o Filho. E como amor para Deus é Vida, é a Vida que une Pai, Filho e Espírito em uma única realidade: um Deus em Três pessoas. Fomos associados a essa vida pelo Batismo e demais sacramentos. Temos a mesma vida. João evangelista usa a comparação dos ramos à árvores com a significação de permanecer: “Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5). Permanecer é estar no amor: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Essa permanência, naquele que crê, se faz pelo Espírito:“Quem crê em Mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ele falava do Espírito que deviam receber os que nEle cressem” (7,38-39).
237. Doadores de vida
            Os dons do Espírito são para o bem comum. Dons não são coisas que temos ou fazemos, mas e sobretudo, o que somos. É vida. Sendo vida de amor, é participação da vida divina e doação de vida. Todo amor que damos às pessoas é comunicação da Vida divina que está em nós pelo Batismo e Eucaristia. O dom que oferecemos é vida que damos. Cada dom é uma manifestação do Espírito, como vimos: “cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”. Não se trata somente de um serviço que faço, mas é como que um sacramento que usa sinais externos para manifestar a graça interna do encontro com Deus que salva. Por isso nossa vida em Deus é evangelizadora.  O Espírito, continua sua missão de ser o Amor entre o Pai e o Filho. Viver a espiritualidade da Crisma é deixar o Espírito Santo, chegar às pessoas e mostrar-lhes a face amorosa de Deus através do dom pessoal que nos deu. Deus ama através de nós. O ensinamento sobre o Sacramento da Crisma deve se voltar também para a profundidade de sua ação. Viver este ensinamento é ter a capacidade de abrir-se para receber os dons de Deus e entusiasmo em mostrar aos outros a esperança que nos anima. O Espírito age em nós como agiu em Jesus e O levou a proclamar o Evangelho. 
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário