Jesus,
depois de seu batismo e da vitória sobre o tentador, inicia sua pregação na
Galiléia. No itinerário para chegar a Jerusalém, Cafarnaum é a primeira
estação. Era território que fazia fronteira com pagãos, muitos dos quais
habitavam por ali. Os judeus tinham reservas quanto a esta mistura de pagão e
judeu. Mas, há uma profecia antiga de Isaías que anuncia que esta região “que
vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam nas sombras da morte,
uma luz resplandeceu” (Is 9,1). O texto de Isaias refere-se ao tempo em que o
rei da Assíria, Tiglatpeleser (2 Rs 15,29), conquistou também a Galiléia e levou
a população deportada. O que restou espera uma redenção. Este povo meio pagão,
meio judeu recebe de Isaias a promessa de uma redenção que lhe ilumina a
escuridão. A redenção prometida é como nos tempos de Gedeão, e parecia
impossível (Jz 7,16-25). A eles também se dirigiam as promessas. Jesus é essa
luz. Ele responde à profecia. Sua pregação é sintética e essencial: Conversão
porque o Reino dos Céus está ali - Jesus e o Espírito. A esta pregação deve ser
dada a resposta do acolhimento. No mundo há muitas situações limite onde não
existe mais saída. A única solução é a esperança. Somente ela pode dar-nos a
satisfação de uma resposta segura da parte de Deus. É preciso esperar contra
toda esperança. Não há situação que torne inútil a esperança. Esperar significa
ter coragem de continuar vivendo. Quando não temos mais forças para caminhar,
caminhamos sem força. A esperança é fundada na fé e atuada na caridade.
Passou, olhou e chamou
Jesus convida
os primeiros discípulos. Passando à beira do lago chama os ocupados pescadores
para continuarem sua missão em uma outra dimensão: “farei de vós pescadores de
homens”. Continua a luta da pesca nas noites escuras, na procura esperançosa de
um resultado satisfatório. Participar da caridade da pregação da palavra divina
é continuar a obra de Cristo. Sua obra é permanente. Deus viu que tudo era bom.
Jesus olha e vê que todo homem é bom para ser continuador desta missão. Aceitar
o convite é se comprometer com uma pessoa concreta, não com um serviço, pois os
discípulos seguiram Jesus e com Ele iniciam a caminhada de pregação, curas por
toda a Galiléia, sendo luz aos que estavam nas sombras. Jesus tinha uma
predileção pelas periferias do mundo. O salmo canta que Jesus é minha luz e
salvação, por isso vale a pena esperar no Senhor e ter coragem.
Uma pessoa e não uma idéia
Na
primeira carta aos Coríntios, Paulo exorta à união e a serem concordes uns com
os outros. Havia um problema que os coríntios estavam discutindo sobre a
procedência da fé: “Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo, eu sou de Pedro, eu sou
de Cristo” (1ª Cor 1,12). Os cristãos se classificavam de acordo com duas
ideologias. Paulo insiste que não é por aí que vamos nos definir, mas por Jesus
Cristo. Paulo foi enviado para pregar a boa nova da salvação, sem se valer dos
recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria
(1Cor 1,17). Seria bom que nós nos examinemos para saber onde apoiamos nossa
fé: na pessoa de Jesus ou em meu modo de pensar.
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