quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EVANGELHO DO DIA 25 DE SETEMBRO

Evangelho segundo S. Lucas 9,7-9. 

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que Jesus fazia e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros, 
que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara. 
Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo. 

Comentário do dia 

São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja 
Sermão 147

Tal como Herodes, nós queremos ver Jesus
O amor não admite não ver aquele que ama. Não é verdade que todos os santos consideravam insignificante tudo o que obtinham enquanto não vissem a Deus? […] Por isso Moisés ousou dizer: «Se é verdade que alcancei graça aos teus olhos, revela-me as tuas intenções e que eu te conheça» (Ex 33,13). E o salmista: «Mostra-nos o teu rosto» (Sl 80,4). Não foi por isso mesmo que os pagãos fizeram ídolos? Mesmo no cerne do seu erro viam com os seus olhos a quem adoravam.
Portanto, Deus sabia que os mortais viviam atormentados pelo desejo de O ver. Aquele que Ele escolheu para Se mostrar era grande na terra e não o era menos no céu. Pois aquilo que Deus fez semelhante a Si na terra não podia deixar de ser honrado no céu: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança» (Gn 1,26). […] Que ninguém pense, pois, que Deus não teve razão quando veio aos homens sob forma humana. Tomou carne no meio de nós para ser visto por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário