terça-feira, 3 de dezembro de 2024

São Sofonias, o Profeta - Festa: 3 de dezembro

Século 7 aC
 
Sofonias foi o primeiro de uma série de profetas enviados por Deus ao reino do sul de Judá, entre a queda do reino do norte em 722 a.C. e antes de sua queda em 587 a.C. O contexto histórico em que sua história se passa é após a morte. do rei Ezequias com a ascensão de seu filho Manassés ao trono. Mas isto favoreceu um retorno às práticas pagãs, como a adoração de Baal, a astrologia, a adoração de espíritos e o sacrifício de crianças. Ele finalmente perseguiu os profetas e chegou ao ponto de suprimir o culto a Deus. Seu filho Amon continuou no caminho traçado por seu pai, enquanto Josias, filho de Amon, tentou reverter o curso desastroso empreendido por seus ancestrais. Na verdade, em 621 AC ele implementou uma reforma religiosa e moral de longo alcance, parcialmente estimulada pelas advertências do profeta Sofonias. Sofonias definiu o “resto” com a imagem da Filha de Sião (3,14-18): uma pequena comunidade pobre de bens materiais, mas sobretudo livre de falsas riquezas interiores, uma comunidade segura da presença do seu Deus, cujos olhos olham são, portanto, iluminados pela fé e pela certeza da vitória de Deus (Avvenire) . 
Martirológio Romano: Comemoração de São Sofonias, profeta, que nos tempos de Josias, rei de Judá, predisse a ruína dos ímpios no dia da ira do Senhor e confortava os pobres e necessitados na esperança da salvação. Nos primeiros dias do tempo do Advento, a 3 de dezembro, o novo Martyrologium Romanum coloca a “comemoração do profeta São Sofonias”, contado entre os profetas menores do Antigo Testamento pela brevidade dos seus escritos, mas não pelo caráter secundário da sua mensagem e, portanto, não menos importante aos olhos de Deus. O livro bíblico que lhe é atribuído divide-se principalmente em três partes: mensagem do julgamento de Deus (1.1-2.3); oráculos contra nações específicas (2.4-3.8); promessa de bênçãos futuras (3.9-20). Sofonias foi apenas o primeiro de uma série de profetas enviados por Deus ao reino do sul de Judá, antes de sua queda em 587 AC e após a queda do reino do norte de Israel em 722 AC. Em vez disso, Isaías e Miquéias testemunharam a captura de Samaria, capital do mencionado reino do norte, mas morreram antes do período de Sofonias. Depois deste último vieram Jeremias, Habacuque e Ezequiel, todos portadores de uma mensagem particular para o reino de Judá. Infelizmente, porém, esta nação também não prestou atenção às advertências enviadas a eles por Deus. O contexto histórico em que a história se passa é após a morte de Ezequias, um dos poucos reis de Judá cumpridores da lei, com o. ascensão ao trono de seu filho Manassés. No entanto, ele era um homem extremamente mau, completamente oposto aos seus pais e tolerava a corrupção desenfreada em seu país. Também favoreceu o retorno às práticas típicas dos cultos pagãos, como o culto a Baal, a astrologia, o culto aos espíritos e o sacrifício de crianças. Ele finalmente perseguiu os profetas e chegou ao ponto de suprimir o culto a Deus. Segundo uma antiga lenda judaica, Manassés foi quem deu luz verde à sentença de morte do profeta Isaías, mesmo que não haja documentação histórica. a favor deste facto. Seu filho Amon seguiu em todos os sentidos os passos de seu pai, enquanto Josias, filho de Amon, tentou reverter o curso desastroso empreendido por seus ancestrais. Na verdade, em 621 AC ele implementou uma reforma religiosa e moral de longo alcance, parcialmente estimulada pelas advertências do profeta Sofonias. Foi precisamente com este último que Israel percebeu que a sua situação miserável o tinha levado a reconhecer a sua pobre realidade ainda antes de Deus definir o “resto” com a imagem da Filha de Sião (3,14-18): uma pequena comunidade pobre em. bens materiais, mas sobretudo livre de falsas riquezas interiores, uma comunidade segura da presença do seu Deus, cujos olhos são portanto iluminados pela fé e pela certeza da vitória de Deus. Esta é essencialmente a imagem que a caracteriza. Sofonias nos fornece o “descanso” do Israel que ele esperava. A imagem traçada pelo profeta tornou-se então um modelo perfeito para a Igreja depois da vinda de Cristo,o que pretende alcançar. As palavras de Sofonias “Alegra-te, Filha de Sião” (3,14), parecendo capazes de expressar e cantar a mensagem de amor do Novo Testamento, foram assim retomadas pelo evangelista Lucas: “Alegra-te, Maria!” (Lucas 1:28). A mensagem de Sofonias nada mais é do que uma mensagem denunciando o mal que se espalha em seu país, com a terrível ameaça do fracasso de Judá em se arrepender, o que teria sido a causa da ruína final. Sofonias também explorou o conceito de "dia do Senhor" que, embora de acordo com a crença popular significasse a vingança da nação contra os seus inimigos, para ele era antes de tudo o dia do julgamento para o povo judeu, e num segundo momento também para os seus inimigos. Por fim, termina com uma promessa de restauração (3.9-20), que vai muito além do simples retorno à sua terra natal, mas chega a prever finalmente uma era de bem-estar universal há muito esperada. toda a humanidade.
Autor: Fábio Arduino

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