quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Santa Tybie, Mártir do País de Gales – 26 de dezembro

Santa Tybie (ou Tybieu) é uma santa virgem mártir no País de Gales. Santa Tybie era uma das filhas de Brychan Brycheiniog (*). Ela era uma mulher devotada, costumava a se isolar muitas vezes para a oração em uma cela adjacente à sua casa em Llandebie, em Carmarthenshire.
   A tradição nos diz que ali foi morta por piratas pagãos, saxões ou irlandesesSua festa é comemorada no dia 26 de dezembro.(*) De acordo com a hagiografia celta, Brychan nasceu na Irlanda, no ano 419, filho do príncipe Anlach, filho de Coronac, e sua esposa, Marchel, herdeira do reino galês de Garthmadrun (Brycheiniog), que o casal mais tarde herdou. Após a morte de seu pai, ele retornou para Garthmadrun e mudou seu nome para Brycheiniog.     O nome de Brychan pode ser uma versão galesa do nome irlandês Broccán e a de seu avô Coronac pode representar Cormac. A educação de Brychan foi confiada a um santo homem chamado Drichan. A vida de São Cadoc por Lifris (c. 1100) retrata Brychan lutando contra Arthur, Cai e Bedivere por causa do sequestro de sua filha Sta. Gladis de sua corte em Talgarth pelo rei Gwynllyw de Gwynllwg.     Ele às vezes é descrito como um santo não documentado, mas a literatura tradicional não se refere a ele como santo, mas como um patriarca, e não há igrejas dedicadas a ele. Um vitral do século 15, na igreja paroquial de St. Neot, na Cornualha, supostamente retrata Brychan, sentado e coroado, tendo em seus braços onze crianças. Entretanto, isto foi descrito por um guia moderno como "Deus com almas em seu colo". Brychan faleceu ano 480 d.C.

Filhos de Brychan
     Segundo a tradição cristã, Brychan se casou três vezes - com Prawst, Banhadlwedd e Gladys - e teve uma família muito grande. Essas esposas são mencionadas em vários manuscritos, incluindo os de William Worcester, John Leland e Nicholas Roscarrock. O número de filhos atribuídos a ele varia de doze a sessenta e três, sendo vinte e quatro o número mais frequentemente encontrado. Existem duas listas principais, no entanto, uma de origem galesa e outra da Cornualha. A maioria de seus filhos parece que viajaram de Brecon para evangelizar a Cornualha e o Devon Norte, onde são venerados, mas há pouca concordância entre as duas listas.
     O número de filhos de Brychan pode ter crescido ao longo do tempo, à medida que mais e mais pessoas seculares, assim como os santos, queriam reivindicar descendência de uma das "Sagradas Famílias da Bretanha". Listados abaixo estão as crianças das fontes galesa.
Filhos relacionados em fontes galesas
     A lista De Situ Brecheniauc: Eleri, Hunydd, Gwladys, Ceingar, Tudglid, Nyfain, Gwawr, Marchell, Lluan, Gwrygon Goddeu, Arianwen, Bethan, Ceinwen (Keyne), Cerddych, Clydai, Cynheiddon (identificado com Santa Endelienda), Dwynwen, Eiliwedd, Goleudydd, Gwen, Lludd, Tudful, Tudwystl e Tybie.
     Outras fontes galesas reivindicam os seguintes filhos adicionais: Beiol, Tydieu, Eufail, Hawystl, Edwen, Gwenrhiw, Tudwen, Callwen, Gwenfyl, Gwennan e Mwynwen.
Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário