segunda-feira, 29 de julho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Abri as portas para que Ele entre”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
E
PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO(+)(ao lado)
REDENTORISTAS NA PAZ DO SENHOR    
“Seu nome será Jesus”
 
O mundo tinha chegado a um grande desenvolvimento. O Império Romano fizera o altar para paz depois de ter massacrado os povos. Mas sentia-se vazio porque o coração humano não se satisfazia nem com a riqueza nem com o prazer nem com a vaidade. Para onde ir se ficamos o tempo todo no mesmo lugar? O que não vem do coração do homem jamais preenche a vida. O profeta Isaias indica ao longe a solução: “Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará Emmanuel, que quer dizer, Deus Conosco” (Is 7,14). Aquele que veio na carne humana, como homem, preenche o coração de todo ser humano. A humanidade recebe a Divindade que o eleva à eternidade. Estamos contemplando o nascimento de Jesus. O salmo convida abrir as portas para que o Rei da Glória possa entrar. Este domingo está voltado para o nascimento de Jesus. Deus enviou seu Filho que nasceu, passou pela vida e a morte, ressuscitou e foi elevado à glória. A oração da missa convida a fazer o mesmo caminho: pela Encarnação passar pela Paixão para chegar à glória da Ressurreição. É um único Mistério de Salvação. S. Mateus, em seu evangelho, narra a origem de Jesus. Palavras simples que resumem em si toda a história. Usando as palavras a origem de Jesus foi assim, retoma as primeiras palavras do Gênesis narrando a criação, para indicar que com Jesus começa um mundo novo. Ele é totalmente novo, mas pertence à família de Davi e pela fé é descendente de Abraão. Ele é a bênção que é dada a todas as nações da terra (Gn 22,18). A narrativa do anúncio a José traz um ensinamento profundo: O mistério de um homem chamado José. Se por um lado José entra na história da salvação ao lado de Maria no nascimento de Jesus, por outro é símbolo de todo o fiel que crê. É um homem que não gerou na carne, mas gerou na fé para a salvação. 
Seu nome é sua missão 
Com palavras simples São Mateus ensina-nos como isso aconteceu a Encarnação. Deus quis ser humano como explica S. Paulo proclamando o esvaziamento de toda aparência de Divindade. Seu nome, Jesus – em hebraico Jehô-jeshû‘a - quer dizer o “Senhor é Salvação”. Ele entrou na história da humanidade através de um povo, Israel; de uma tribo, a de Judá; na família de Davi que tinha a realeza; nasceu de uma Virgem, pois é Filho do Altíssimo. Deus confiou totalmente no ser humano para levar seu Filho a realizar Sua missão. O Homem Deus, Jesus de Nazaré, é chamado então filho de José, o carpinteiro, e de Maria. José era um homem justo, quer dizer, que entendia das coisas de Deus e sabia escutá-lo. Por que o Anjo lhe fala só em sonhos? É um modo de explicar que é na noite da fé que entendemos a clarezas de Deus. Não podemos dizer que foi fácil. Aparição de Anjo ensina também que Deus fala no interior quando somos movidos pela fé. 
O Natal é uma missão 
José e Maria receberam a missão de abrir o caminho para a chegada do Emanuel, Deus Conosco. Paulo é escolhido para anunciar o Evangelho de Deus. O Natal que celebramos não é somente memória de um acontecimento Divino, mas é uma missão que quer levar a todos o conhecimento do Deus Conosco para que sejamos também Homens e Mulheres com Ele, isto é, assumindo a Divindade que habitou nossa Humanidade. Somos chamados a fazer o caminho de conversão a ver as misérias espirituais e humanas que fazem o povo sofrer e dar solução. Que o Natal faça de nós uma bênção para o mundo. 
Leituras: Isaias 7,10-14; Salmo 23; 
Romanos 1,1-7; Mateus 1,18-24
1. O mundo chegara a grande desenvolvimento. Mas havia um vazio. O que não vem do coração humano não preenche a vida. O profeta mostra a solução: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emanuel. Veio na carne e preenche o coração”. Estamos voltados para o nascimento de Jesus. Ao falar de origem de Jesus diz de nova criação. José entra na História da Salvação como o fiel que crê. 
2. Deus se fez humano – despojou-se. O nome de Jesus significa O Senhor é Salvação.Deus confiou no ser humano para levar seu Filho a realizar Sua missão. José era um homem justo, isto é, entendia das coisas de Deus e sabia escutá-lo. José vive na penumbra da fé para entender as clarezas de Deus. Deus fala em nosso interior. 
3. José e Maria receberam a missão de abrir o caminho para a chegada do Emanuel. Paulo é escolhido para anunciar o Evangelho de Deus. Natal não é só uma memória de um acontecimento divino, mas uma missão de levar todos ao conhecimento de Deus e à solução de suas dores. 
Todo casamento tem problema 
Nem a Sagrada Família escapou. Maria recebe o anúncio do Anjo que vai ter um filho de um modo milagroso. José ao ver a situação pensa em deixar Maria. Avisado pelo anjo que é aquela gravidez é a realização da promessa de Deus Força do Espírito Oferendas. O mesmo espírito santo que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o altar. (é a mesma força do Espírito que age em nós. Prefácio: se grande é nossa culpa, maior se apresenta vossa misericórdia , assume ser o responsável pelo Filho de Deus. Cumpriu sua missão. A missão de Jesus escrita em Seu nome que significa o Senhor é Salvação. Paulo prega essa missão de “trazer à obediência da fé todos os povos pagãos’. O profeta diz que terá o nome de Emanuel que quer dizer: “Deus conosco”. O Advento nos prepara para o Natal e a melhor preparação é reconhecer que Deus se faz presente no mundo. Recebemos a missão de anunciar esta presença, principalmente mudando nosso modo de ser, buscando a fraternidade, pois Ele se fez nosso irmão. 
Homilia do 4º do Advento (22.12.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário