Evangelho segundo São João 15,1-8.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1347-1380)
Terceira dominicana, doutora da Igreja,
copadroeira da Europa
O dom do Verbo encarnado, cap. VII, n.º 23
Participais na substância da vinha!
Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe: «Eu sou a vide, meu Pai é o agricultor e vós sois os ramos» (cf Jo 15,1.5). Esta é a verdade: Eu sou o agricultor, porque tudo o que tem o ser veio e vem de Mim. O meu poder é inabarcável e, com esse poder e virtude, governo todo o Universo, de modo que nada é feito ou ordenado fora de Mim.
Sim, Eu sou o agriculto; fui Eu que plantei a verdadeira vide do meu Filho único no solo da vossa humanidade, para que vós, os ramos, unidos a esta vide, possais dar fruto. Quem não produzir o fruto de obras boas e santas será cortado da vide e secará; porque, separado da cepa, perde a vida da graça e é lançado no fogo eterno, tal como o ramo que não dá fruto é cortado e lançado ao fogo, porque já não serve para mais nada. É o que acontece com estas pessoas: separadas da vide por sua vontade, se permanecerem em pecado mortal, a justiça divina não pode deixar de as lançar no fogo que arde eternamente.
Não assim os meus servos, e vós deveis fazer como eles, permanecendo unidos a esta vide e nela enxertados; então, produzireis frutos abundantes, porque participareis da seiva da vide. Permanecendo no meu Filho, o Verbo, permanecereis em Mim, porque Eu sou um com Ele e Ele comigo. Permanecendo nele, seguireis os seus ensinamentos; seguindo os seus ensinamentos, participareis da substância deste Verbo, isto é, participareis da minha Divindade eterna, unida à humanidade, e dela retirareis o amor divino em que a alma se embriaga. Foi por isso que vos disse que participareis da substância da vide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário