sexta-feira, 26 de julho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Desígnio de Deus para nós”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Uma história de sombra e luz
 
Pelo correr da história nos foram dadas tantas coisas boas, e também, coisas não boas que penetraram nosso coração. Somos marcados pelo que chamamos de pecado original. Tendo constado esta condição humana, a S. Escritura explicou sua origem como uma desobediência, fruto do orgulho. Sabemos que o mal entrou na humanidade não pela vontade de Deus, mas por opção humana. Como foi...? Um dia saberemos. É a condição humana que é cheia de fragilidades e dominada por uma tendência ao mal. Não era esse o plano de Deus. Não sem razão nos foi enviado um Salvador - Jesus - cujo nome explica Sua missão “salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1,21). Salvar não é só livrar do mal, mas conduzir à condição original de reconhecimento do Senhor como fonte de Vida e ao relacionamento com Ele que é o Amor – Ágape. Vejamos como estamos desfocados em nossa vida: pensamos mais em exterioridades ou até espiritualismos e devoções que não passam de capas de fumaça que não penetram nossa vida e atitudes. O projeto de Deus é a participação de Sua Vida e de Sua Glória, isto é, estarmos unidos a Ele. É a Vida Eterna. O que tem a ver isso com a festa da Imaculada Conceição? Sempre olhamos essa celebração como a festa de um privilégio de Maria. A Igreja é maior que Maria, pois ela também faz parte do povo de Deus, é a discípula completa que tem uma missão particular como Mãe do Cristo que é o Filho de Deus. Imaculada concepção significa que Maria recebeu o fruto da Redenção no momento em que foi concebida. Maria foi isenta do pecado original e, com isso, livre de toda mancha de pecado. Não deixou de viver a realidade humana. 
Um projeto a se realizar 
Como se explica a Imaculada Conceição de Maria, uma vez que todos são concebidos trazendo o pecado original? Ela foi isenta de todo pecado em vista do Filho que concebeu para confirmar a certeza que a redenção vai se realizar, pois já se realizou completamente nela. O projeto de Deus para a humanidade não é uma possibilidade, é uma realidade já acontecida em totalidade em Maria. Esta é uma fé permanente na Igreja, acolhida pela Tradição que desde o início assim entendeu, não sem base na Escritura. Todos poderão chegar ao que Maria chegou com a plenitude da redenção e da graça. Ela recebeu um dom para preparar a Encarnação; nós o receberemos como dom a partir da conversão e o perdão dos pecados. Mas todos são redimidos por Jesus. Ela em previsão dos méritos de Cristo. Ela não adiantou a hora, pois a Redenção é para todos os tempos, passado, presente e futuro. Diante da situação do ser humano, contemplamos Maria. É um privilégio, mas é um estímulo para alcançar a meta para a qual fomos criados. 
Redenção abundante 
O ser humano carrega as fraquezas da carne. Isso não é um mal. A carne é dom de Deus e tem em si a capacidade de viver a Graça. O processo de conversão transforma nossa fragilidade em capacidade de crescimento. Jesus não foi vítima do pecado original. Mas assumindo nossa humanidade, uniu-a a seu ser também Divino, pois é Homem-Deus. Nele nossa humanidade foi redimida. Nele estamos salvos. Jesus não tem mais nada a fazer por nós. Já fez tudo. Resta-nos agora assumir essa redenção em nossa vida. Maria assumiu fazendo sempre a vontade de Deus. Mesmo não tendo pecado, correspondeu com o acolhimento da vontade de Deus. Celebrar a Imaculada Conceição de Maria é celebrar também o desígnio de Deus para nós.
ARTIGO PUBLICADO EM DEZEMBRO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário