Foi um fazendeiro católico italiano de Bergamo e membro professo da Ordem Terceira de São Domingos . Ele se casou na idade adulta com uma esposa que desaprovava sua natureza generosa para com os pobres antes de sua conversão e morte, e ele passou sua viuvez inicial fazendo várias peregrinações a Roma, bem como visitas à Espanha e Jerusalém .
Ele foi beatificado em 1748 depois que o Papa Bento XIV confirmou que existia um 'cultus' local de longa data - ou devoção popular - ao falecido fazendeiro.
Vida
Alberto da Bérgamo nasceu em Bérgamo em 1214, filho de camponeses modestos e piedosos. A partir dos sete anos, ele começou a jejuar por meia semana e renunciou a toda a comida que não tinha durante esse tempo para os pobres.
Ele manteve a fazenda de seu pai em Villa d'Ogna após seguir o exemplo piedoso e trabalhador de seu pai e mais tarde se casou. Seu pai também lhe ensinou práticas penitenciais que mais tarde frutificaram na vida de seu filho. A esposa de Alberto não fez objeções iniciais ao seu exemplo generoso e às suas doações aos pobres, mas a morte de seu sogro a fez começar a criticar seu trabalho. Ela logo parou de reclamar e, em uma conversão repentina, começou a seguir o exemplo dele, embora ela tenha morrido pouco tempo depois - o casal não tinha filhos. Seus pais e esposa morreram em algum momento entre 1240 e 1255. Ele ganhou uma reputação formidável como alguém que dedicou sua vida a ajudar os pobres de qualquer maneira disponível. Viajou em nove peregrinações paraRoma e também fez oito visitas a Santiago de Compostela e uma a Jerusalém . Enquanto esteve em Roma, manifestou sua obediência aos pontífices dos tempos que visitou, como o Papa Celestino IV e o Papa Alexandre IV . Ele também visitava os hospitais de Roma para confortar os doentes e incentivá-los a confessar seus pecados. O fazendeiro mais tarde se estabeleceu em Cremona para continuar sua agricultura e chegou lá na época da colheita trabalhando nos campos com o apelido de "o trabalhador diligente". Alberto trabalhava duas vezes mais do que se esperava de um homem e por isso recebia o dobro de salário. Companheiros ciumentos também tentaram conter isso plantando ferro em seus campos para que ele danificasse suas ferramentas, embora isso falhasse. Ele freqüentemente gostava de caminhar cantando Salmos ; ele também frequentemente recitava o Ofício Divino .
Tornou-se membro professo da Ordem Terceira de São Domingos em 1256, depois de conhecê-los naquela época. Ele ajudou a ajudar os padres da ordem em Cremona e se ofereceu para trabalhar em seu jardim.
Em 1279, ele adoeceu e mandou um vizinho buscar um padre, mas seguiu-se um longo período em que o vizinho não voltou com um padre. As histórias sugerem que uma pomba veio até ele trazendo o Viático . Também foi dito que após sua morte os sinos de Cremona tocaram sozinhos. As pessoas decidiram enterrá-lo em um terreno simples, mas nenhuma pá poderia quebrar o solo, então ele foi enterrado na igreja de São Matias, onde o falecido fazendeiro costumava visitar.
Beatificação
A beatificação de Da Bergamo recebeu confirmação oficial do Papa Bento XIV em 9 de maio de 1748, depois que o pontífice confirmou que havia uma veneração de longa data.

Nenhum comentário:
Postar um comentário