quarta-feira, 31 de maio de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - “Hoje nasceu um Salvador”
EVANGELHO DO DIA 31 DE MAIO
Santos Canzio, Canziano e Canzianilla Mártires 31 de maio
31 de maio - Beato Nicolau Barré
SÃO FÉLIX DE NICÓSIA
Santa Petronilla Virgem e Mártir 31 de maio
Nossa Senhora visita Santa Isabel e a Devoção dos cinco primeiros sábados
Visitação da Bem-aventurada Virgem Maria - 31 de maio
31 DE MAIO – MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL
Nossa Senhora das Milicias
Nossa Senhora a Cavalo, Patrona da cidade de Scicli, Sicília |
A tradição é confirmada pelos Códigos Ciclitanos. No entanto, Nossa Senhora não aparece em um cavalo branco, mas em uma nuvem tão brilhante quanto o sol. Os normandos participam da batalha, ao lado do povo de Scicli, mas a presença de Ruggero D'Altavilla não é conhecida
Sem saber a data exata da aparição, os fiéis católicos ciclitanos veneram a Virgem no último sábado de maio; foi originalmente comemorada nos dias próximos à Páscoa, conforme decreto mencionado abaixo.
ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 31 DE MAIO
terça-feira, 30 de maio de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - Preparai os caminhos do Senhor”
EVANGELHO DO DIA 30 DE MAIO
30 de maio - Beata Irmã Maria Celina da Apresentação (Jeanne Germaine)
Beata Marta Maria Wiecka monja vicentina 30 de maio
Beato Carlos Liviero
SANTA PETRONILA
Beata Maria Celina da Apresentação, Clarissa - 30 de maio
Maria Celina da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria (no século Jeanne Germaine Castang) nasceu em Nojals, aldeia de Dordoña (França), em 24 de maio de 1878. Seus pais, Germano Castang e Maria Lafage, eram humildes camponeses, porém testemunhas exemplares do Evangelho; tiveram doze filhos dos quais Jeanne era a quinta. Foi batizada no mesmo dia de seu nascimento e colocada sob a proteção de Nossa Senhora. Quando tinha 4 anos de idade caiu nas águas geladas de um riacho quando jogava com seus irmãos. O acidente lhe causou poliomielite, o que a privou do uso da perna esquerda. Apesar disso, a menina não se fechou em si mesma, ao contrário, colaborava nos afazeres domésticos. Frequentou a escola de sua aldeia, dirigida pelas Irmãs de São José de Aubenas, e se destacou por sua inteligência e jovialidade. Também se dedicou às atividades paroquiais. Em 1887, devido a grave grise econômica da família, se viu obrigada a abandonar sua bela casa e a viver numa casinha no campo. Em meio à situação de indigência da família, Jeanne, então com 10 anos de idade, demonstrando humildade e disponibilidade, chegou inclusive a pedir esmola no povoado para que seus pais e seus irmãos pudessem comer. Teve que abandonar a escola e deixar de frequentar diariamente a paróquia, porque ficava muito distante de sua casa. Em fevereiro de 1891, no hospital infantil de Bordeaux, se submeteu a uma operação da perna. Jeanne permaneceu cinco meses neste centro de saúde, suportando a dor com “paciência angélica”, como testemunharam as enfermeiras do hospital, Filhas da Caridade de São Vicente de Paula.
Beata Matilde do Sagrado Coração Tellez Robles, Religiosa, Fundadora (+1902), 30 de Maio
São José Marello
FERNANDO III Rei de Espanha, Santo 1198-1252
SANTA JOANA D’ARC Guerreira do Altíssimo
CAMILA BATISTA DA VARANO Religiosa, Mística e Beata (1458-1524)
Santa Dinfna, Virgem e mártir – 30 de maio
Martirológio Romano: Em Geel, no Brabante, Austrásia, no território da moderna Bélgica, Santa Dinfna, virgem e mártir.
A "Vita Sancta Dimpnae" foi escrita entre 1238 e 1247 por um cônego da Colegiada de Santo Alberto de Cambrai, França, de nome Petrus Van Kamerijk, sendo Bispo de Cambrai Guy I. O autor mesmo menciona que se baseou na tradição oral popular. Portanto, não há dados comprobatórios da narração feita por ele.
Há na Irlanda uma igreja, Chilldamhnait ou Kildowner, situada na parte sul da ilha, cujo nome significa Igreja de Dinfna. Segundo antiga tradição, Dinfna veio do antigo reino de Oriel e fundou a igreja no século VII. Nessa igreja ela atendia os doentes. Dinfna morreu em Geel, Bélgica. A igreja foi restaurada no século XVII, mas a igreja original está atualmente em ruínas.
De acordo com a "Vida", Santa Dinfna nasceu no século VII, em Clogher, no Condado de Tyrone, Irlanda, quando o país havia sido evangelizado. Porém, o seu pai, um pequeno rei de Oriel, ainda era pagão. Sua mãe, de família nobre, era cristã e notável por sua beleza e piedade.
NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO
CONTINUA EM MAIS INFORMAÇÕES