Um dos heróis do combate contra o arianismo.
Morreu no exílio.
(†)Traianópolis, Trácia, cerca de 338
Santo Eustáquio, bispo de Antioquia na época do imperador ariano Constâncio, foi exilado em Traianópolis, na Trácia, por sua posição na defesa da fé católica, onde morreu por volta de 338.
Etimologia: Eustathius = quem está bem, do latim Eustathius, tirado do grego Eystàtios
Martirológio Romano: Comemoração de Santo Eustáquio, bispo de Antioquia, que, ilustre pela doutrina, sob o imperador ariano Constâncio foi exilado em Tuzla na Trácia por defender a fé católica e aqui descansou no Senhor.
Natural de Sida na Panfília, Eustathius era um homem eloqüente, erudito e virtuoso, de acordo com o que nos foi transmitido. Designado bispo da cidade síria de Beréia, por volta de 324 mereceu ser elevado à sé de Antioquia, que na época ainda ocupava o terceiro lugar mais importante na hierarquia da Igreja universal, depois de Roma e Alexandria. No ano seguinte foi recebido com todas as honras no Concílio de Nicéia, onde se destacou por sua total oposição ao arianismo. Como chefe da Igreja de Antioquia, ele também tinha jurisdição sobre as dioceses vizinhas, nas quais instalou bispos dignos de instruir e conduzir seus rebanhos.
Sua clara oposição ao arianismo o levou a um choque frontal com Eusébio, bispo de Cesaréia, o famoso "pai da história da Igreja", que por despeito nunca o mencionou em sua preciosa obra. Eustáquio, de fato, o acusara de alterar o significado do credo niceno, desencadeando assim uma luta feroz entre os bispos ortodoxos e aqueles que ainda estavam do lado da doutrina ariana.
Eusébio, um visitante frequente da corte imperial, conseguiu persuadir Constantino a depor Eustáquio em 330, mas quando no ano seguinte lhe foi oferecida uma sede episcopal, ele preferiu recusar. O legítimo bispo foi, no entanto, exilado em Traianópolis, na Trácia, mas antes de deixar sua cadeira, falou ao seu rebanho com tanta força que vários decidiram dar vida a uma facção e seu apoio, tenazmente opostos aos bispos arianos. Eustathius finalmente morreu no exílio por volta do ano 338.
Escreveu várias obras, infelizmente todas perdidas. O mais importante deles foi o tratado "Adversus Arianos" em oito volumes. Além de raros fragmentos, o único trecho que chegou até nós pertence ao tratado antiorigenista "De engastrimutho", conhecido como "A pitonisa de Endor contra Orígenes" ou "O Ventríloquo contra Orígenes". Parece que sua teologia era a mesma da escola de Antioquia, com uma abordagem decididamente mais histórica e crítica da Escritura do que a de Alexandria. Isso também o levou a ser às vezes suspeito de Nestorianismo e Sabelianismo. De acordo com a primeira teoria, existem duas pessoas separadas em Cristo, enquanto a segunda quer que Deus seja absolutamente um e, portanto, os nomes "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" indicariam apenas modos e ações diferentes em Deus, mas pessoas não distintas.
Autor: Fábio Arduino
Nenhum comentário:
Postar um comentário