domingo, 26 de fevereiro de 2023

SÃO FAUSTINIANO, BISPO DE BOLONHA

Segundo a tradição, Faustiniano foi o segundo Bispo de Bolonha. Com suas pregações corajosas, fortaleceu e desenvolveu a Igreja, apesar das perseguições desencadeadas pelo imperador Diocleciano, no início do século IV. Exortou os cristãos a professar a sua fé, a custo de pagar com a vida.
Segundo Bispo de Bolonha. Com a sua pregação corajosa fortaleceu e fez crescer a Igreja, apesar das perseguições desencadeadas pelo imperador Diocleciano no início do século IV. Ele exorta os cristãos a professar sua fé, mesmo que isso signifique pagar pessoalmente. 
Etimologia: Faustiniano = (como Fausto) propício, favorável, do latim 
Emblema: Palma 
Martirológio Romano: Em Bolonha, São Faustiniano, bispo, que com a palavra da sua pregação fortaleceu e fez crescer a Igreja oprimida pelas perseguições. 
São Faustiniano, segundo a mais antiga lista de bispos da arquidiocese de Bolonha, ou seja, a chamada "lista renana" anterior ao século XIV, ocupa o segundo lugar; esta informação é também suportada por uma inscrição em caracteres góticos, anterior a 1494, onde se lê que s. Zama foi o primeiro bispo e s. Faustiniano o segundo. Segundo alguns estudiosos, ele deve ser identificado com o bispo 'Faustinus', mencionado por s. Atanásio bispo de Alexandria, em sua "Apologia contra Arianos", em uma lista de bispos italianos participantes do Concílio de Sardica (antigo nome de Sofia na Bulgária), em 343. A hipótese é aceitável visto que estes bispos eram maioritariamente da costa adriática, e na lista não está indicada a cidade de que foram bispos para ninguém, então em tempos antigos era bastante comum criar diminutivos de nomes (Faustus = Faustinus = Faustinianus ). Se tudo isso estabelecer que sim. Faustiniano estava no cargo em 343, faz parecer implausível, a antiga tradição bolonhesa que diz, que durante a perseguição de Diocleciano, que morreu em 313, s. Faustiniano teria divulgado a fé em Bolonha; as datas não coincidem, também porque a sede episcopal de Bolonha não parece ter surgido antes do século IV. O culto ao santo bispo só começou a partir do século XII; em 1586 pelo cardeal Gabriele Paleotti, as relíquias foram transferidas para a catedral; sua celebração é no dia 26 de fevereiro. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário