sábado, 25 de fevereiro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Estabeleço convosco minha Aliança”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
O Espírito levou Jesus para o deserto
 
A celebração da Quaresma é um grande dom de Deus. Nela vivemos um sacramento extraordinário pelo qual somos preparados para viver a Páscoa de Jesus. Vivemos a Quaresma com Jesus para que, passando com Ele em sua Morte, chegarmos com Ele à Ressurreição. Não fazemos sozinhos esse caminho, mas guiados, como Ele, pelo Espírito Santo. O mesmo Espírito nos introduz neste caminho espiritual, que está, nesse ano, voltado para a Aliança. Seguiremos as alianças que Deus fez com seu povo até chegarmos à nova e eterna Aliança, como Jesus proclama na última ceia (Lc 22,20). As leituras e símbolos nos conduzem à celebração da Páscoa de Jesus. Nesse primeiro domingo da Quaresma lemos o evangelho de Marcos que narra a tentação e o início da pregação de Jesus que convida à conversão. Jesus é sempre guiado pelo Espírito. A missão de Jesus retoma o caminho do povo de Deus. Passa 40 dias no deserto (Mc 1,13), como os 40 anos do povo no mesmo deserto. Marcos não escreve as três tentações, mas a grande tentação de desviar Jesus de sua missão de passar pela morte para a ressurreição. O povo de Deus foi tentado do mesmo modo no deserto. Caiu muitas vezes, mas a fidelidade de Deus a sua aliança o sustentou. Na primeira leitura lemos a aliança de Deus com Noé. Deus se arrependeu de ter feito o homem porque tendia sempre para o mal. Destruiu a humanidade, mas preservou o Noé (Gn 6 a 10). Terminado o dilúvio, faz aliança com Noé, prometendo nunca mais destruir a terra por um dilúvio. E coloca seu arco de guerra no céu (arco-íris) como lembrança da aliança (Gn 9,13.15). É o arco da velha aliança, como dizemos.
A arca corresponde ao Batismo. 
A Quaresma é uma longa catequese que nos prepara para a celebração da Páscoa na qual são realizados os batismos e também a renovação das promessas do batismo dos que já foram batizados. Os símbolos da liturgia pascal são colhidos na história do povo de Deus. O dilúvio universal, com os 40 dias de chuva, é símbolo da purificação realizada no Batismo, sepultando os vícios e fazendo nascer uma nova humanidade (bênção da água batismal). As águas imensas são símbolo da força do mal e da morte. Noé é figura de Cristo. Pedro explica esse símbolo: “A arca corresponde ao Batismo que hoje é vossa salvação. Pois o batismo é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo” (1Pd 3,21). Os diversos domingos da Quaresma nos instruem sobre os efeitos do batismo e nosso compromisso com esta inserção em Cristo. A Campanha da Fraternidade ajuda-nos a colher um aspecto prático de nossa vida de batizados. É uma participação na reconciliação que o sacrifício pascal de Cristo em sua Morte, Ressurreição e glorificação. 
Convertei-vos 
O cristão tem uma intenção particular ao início da Quaresma: “Corresponder a Cristo por uma vida santa” (oração da missa). Por isso é necessária uma conversão permanente. Vamos conseguí-la através de um caminho de deserto, como Jesus, guiados pelo Espírito. Temos diante de nós o deserto. O deserto traz também a imagem de um tempo de intimidade, ternura e encontro com Deus (Jr 2,2). Deserto é lugar de nos encontramos a nós mesmos. O deserto estará onde o coloco. Para acontecer a conversão é preciso esforço pessoal de busca de Deus através da Palavra e da penitência, isto é, vivendo a aliança com Deus. A mortificação não é um castigo, mas a busca de eliminar nossos males. A Palavra e os símbolos nos orientam no caminho. Renovemos nossa aliança pela vida que levamos.
Leituras:Gênesis 9,8-15;Salmo 24;
1 Pedro 3,16-22; Marcos 1,12-15 
1. Vivemos o Sacramento da Quaresma, tempo de preparação para viver a Páscoa de Jesus. Nós o realizaremos pela ação do Espírito Santo. Seguiremos as alianças que Deus fez com seu povo até chegamos à nova Aliança realizada por Jesus. Nesse primeiro domingo ouvimos que Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, onde ficou 40 dias, e foi tentado para desviar-se de sua missão. Os 40 dias lembram a passagem do povo pelo deserto. A narrativa do dilúvio e a aliança que Deus faz com Noé, prometendo não destruir a terra pela água , são uma explicação do Batismo. Deus pendurou seu arco de guerra no céu como enfeite. 
2. A Quaresma é uma catequese que prepara para a Páscoa na qual serão realizados os batismos e a renovação das promessas batismais. Usamos símbolos. A arca é um símbolo do batismo pela qual somos salvos e nos comprometemos em aliança com Deus. Surge uma nova humanidade. A Quaresma nos instrui sobre os efeitos do Batismo e nosso compromisso com a inserção em Cristo. 
3. Quaresma é tempo de corresponder a Cristo por uma vida santa. Para isso é necessária a conversão. O Espírito nos guia neste caminho. Os 40 dias de deserto propiciam esta conversão e também intimidade com Deus. É preciso uma busca de Deus através da Palavra e da penitência 
Lombadas da vida 
Por que escorregar se Deus nos fez para ficar em pé? Iniciamos a Quaresma com a cerimônia da imposição das cinzas. O importante não é a cinza, mas a disposição de iniciar um caminho de conversão. Nesse domingo ouvimos que Jesus foi para o deserto para ser tentado. Marcos não descreve as tentações. São aquelas três, já bem conhecidas. O importante não é a tentação, mas a esperteza para vencê-la pela conversão. Deus deixou o plano e o caminho: a aliança, quer dizer: Ele tem um compromisso conosco e nós com Ele. Somos parceiros e vamos juntos. A garantia é que Deus nos deu Jesus que, pelo batismo, nos purificou em sua ressurreição. A vida tem muitas lombadas, mas é preciso ir adiante. A história do Dilúvio é um símbolo do Batismo que nos esclarece sobre nossa fé. 
Homilia do 1º Domingo da Quaresma (01.03.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário