quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Santa Romana em Todi 23 de fevereiro

Seguindo sua vocação religiosa fugiu de casa, aos 10 anos chegou ao Monte Soratte San Silvestro para ser batizado. Ela então caminhou sozinha em direção à cidade de Todi. Nos desfiladeiros de Forello ele fez sua casa dentro de uma caverna. Embora morasse sozinha, sua constante oração e fé eram tais que muitos cristãos se aproximavam dela elogiando sua santidade. Romana morreu em oração rodeada de fiéis, no ano 324 DC.
Etimologia: Romana = natural de Roma, do latim Romana era filha de Calfurnius, prefeito de Roma. 
Tendo abraçado a fé cristã, ela renunciou a todas as facilidades e confortos que sua posição lhe permitia. Seguindo sua vocação religiosa fugiu de casa, aos 10 anos chegou ao Monte Soratte San Silvestro para ser batizado. No interior da igreja de Santa Romana sul Soratte (montanha de Sabina) existe a seguinte inscrição: 
" 23.FEBEUARII ^ TUDERTI ^ S. ROMANE VIRGINIS QUE A S. SILVESTRO BAPTIZATA IN HANC ANTRI ET SPELUCIS CELESTE VITA DUXIT ET MIRACULORV. GLORIS CLARUIT " . 
Hoje em dia é quase ilegível. Santa Romana no Monte Soratte viveu em uma ermida; ela queria viver naquela caverna talvez porque se sentisse próxima do Papa Silvestre, cuja santidade ela admirava. E aqui nasceu uma relação lendária nestes lugares entre o Santo e sua devota, que o alcançou no topo da montanha, talvez usando alguma passagem secreta, encravando-se nas entranhas da montanha. Sylvester a repreendeu todas as vezes e uma vez disse a ele: "Agora você voltará quando as rosas florescerem." Era em pleno inverno, que repetidamente tingia de branco as íngremes subidas da serra, que uma manhã Romana voltou de Silvestro com uma rosa: estava em flor. O Santo então caminhou sozinho em direção à cidade de Todi. Nos desfiladeiros de Forello ele fez sua casa dentro de uma caverna. Embora morasse sozinha, sua constante oração e fé eram tais que muitos cristãos se aproximavam dela elogiando sua santidade. Romana morreu em oração rodeada de fiéis, no ano 324 dC O corpo da Santa foi sepultado na gruta onde ela vivia e na qual foi construído um altar onde se celebravam continuamente missas. Em 1301 seu corpo foi transferido para San Fortunato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário